Pílulas Musicais de Lúcio Yanel

Lúcio Yanel representando o Brasil na Fiesta Nacional del Chamamé 2016. | Foto: EugeniaCoriaSuligoy via Wikimedia Commons

Violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino, radicado no Brasil, Lúcio Yanel é reconhecido por suas contribuições para a música regional, em especial o violão pampeano.

Nascido em Corrientes, na Argentina, Lúcio Yanel traz consigo as raízes da música folclórica argentina, que se mesclam com as influências da música gaúcha, resultando em um estilo único e marcante. Confira algumas peças argentinas interpretadas pelo músico:

Yanel, que aprendeu seus primeiros acordes com um vizinho paraguaio, nos anos 70 excursionou pela Rússia, onde realizou cerca de 50 concertos com músicos latino-americanos, entre eles muitos brasileiros, e acabou encantado com a música do nosso país. Após regressar a Buenos Aires da turnê, Yanel mudou-se para São Paulo. 

Em texto publicado em 2015, o jornalista Luís Nassif contou que, à época que Yanel chegou ao Brasil, “um amigo pediu-lhe que passasse por Porto Alegre para entregar umas partituras. O amigo, em questão, tinha um filho de dois anos, de nome Yamandu (…) Yanel entregou, estava tarde e acabou dormindo na casa. De manhã, a mãe de Yamandu acordou e se surpreendeu com o violão que jorrava da sala. Imediatamente acordou o marido para informar que o visitante era um gênio do violão”. 

Nunca mais o deixaram sair. Yanel se fixou por lá, em uma cidade próxima a Porto Alegre e passou a inundar o fechado mundo gaúcho com sua arte. Ajudou a formar uma das mais brilhantes gerações de violonistas do país – a julgar pelos três que conheci, Yamandu, [Arthur] Bonilla e Gabriel [Selvage]”, completou Nassif. 

Ouça mais da obra de Yanel:

Com informações do Gemini IA. 

Leia também:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador



Publicar comentário

You May Have Missed