Primeiro dia da retomada de voos em Porto Alegre é tranquilo

O primeiro dia da retomada no Salgado Filho foi tranquilo: o Airbus A320, voo 2603, da Azul, que decolou de Campinas às 6h36min, pousou 8h04 minutos desta segunda-feira em Porto Alegre.

A reportagem acompanhou a chegada da Aeronave e de outros voos programados para essa manhã no terminal. 

Na área de desembarque, passageiros saíam em meio a um clima festivo, com poucos atrasos registrados. Em conversa com a Acústica FM na chegada à Capital para um evento, o filósofo Mário Sérgio Cortella vibrou com a volta das operações.

“ Não é apenas uma retomada, é uma ressurreição”, definiu.   

O aeroporto Salgado Filho está fechado desde o dia 3 de maio em razão da enchente; 75% da pista ficou submersa

Neste primeiro momento, o Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários, mas a movimentação vai crescimento escalonado a partir da reabertura.

O professor Juremir Machado da Silva, que é jornalista, também foi entrevistado pela Acústica. Juremir comemorou a volta do aeroporto, mas alfinetou a Fraport

Achei muito bonito o Aeroporto, está fervilhando. A gente aprendeu nesse tempo o quanto uma estrutura como essa é fundamental para a cidade. No entanto, as empresas dizem que são autossuficientes, mas quando elas tem problema, recorrem ao Estado. Privatiza que melhora, mas se der prejuízo, é o Estado que assume. Faz parte com compadrismo do capitalismos brasileiro”, criticou

Em uma entrevista coletiva, a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, comemorou a retomada, mas admitiu que problemas ainda precisam ser superados até dezembro no aeroporto.

 Pode ser que vamos ter problemas de Wi-Fi. E com certeza vamos ter problema de ar-condicionado, porque a instalação não está recuperada. Então, decidimos começar assim porque é importante ter a pista, é importante ter os passageiros, mas não está perfeito. Provavelmente, em dezembro, vai ser muito melhor e algumas coisas vão até março do  próximo ano — explicou. 

O governador Eduardo Leite comemorou a volta das movimentações na pista do Salgado Filho. O chefe do Executivo destacou a importância do local para a economia e para a retomada do Estado após a inundação:

— É um sentimento muito positivo. Injeta ânimo, confiança. Além disso, tem o impacto econômico, da movimentação, do turismo, dos negócios, que um aeroporto naturalmente movimenta. Tem também esse impacto imaterial, mas que é importante, de esperança, de confiança nessa retomada do Estado. 

O Serviço

Período de antecedência de chegada ao aeroporto: siga a orientação da companhia aérea;

Check in: seguirá na área internacional;

Embarque: terceiro piso;

Desembarque: primeiro piso;

Horários para pousos e decolagens: 8h às 22h;

Acesso ao terminal: ficará aberto 24h diariamente;

Estacionamentos: estarão funcionando normalmente

A primeira conexão para fora do Brasil a ser retomada será a com a Cidade do Panamá, a partir da Copa Airlines. Em 2025, serão retomados os voos para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Lima (Peru).

Segundo a Fraport, 80 mil toneladas de asfalto foram colocadas na fase dois de retomada do aeroporto. Esse material tem uma resistência muito superior à de rodovias. A Anac aprovou em agosto 426 milhões de reais de repasses para o Aeroporto Salgado Filho. Ao todo,  49 milhões já foram repassados à concessionária Alemã.  

Confira a Matéria do Primeiro dia de retomada( áudio)


 



Publicar comentário

You May Have Missed