Pupilo de Mujica, Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai
Apoio do ex-presidente Pepe Mujica foi importante na campanha do presidente eleito. Com saúde debilitada e tratando um câncer, o ex-presidente de 89 anos participou ativamente da campanha de Orsi e falou em “sair do poço” em propagandas após o primeiro turno.
Companheira de chapa de Orsi, Carolina Cosse, ex-prefeita de Montevidéu, será vice do país. Ela competiu contra Yamandú nas disputas internas da Frente Ampla, mas perdeu. A candidatura dela contava com o apoio de comunistas e socialistas.
Escolha do povo uruguaio pode aproximar o país do Brasil. Ao UOL, a coordenadora de pós em Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Flávia Loss Araújo, afirmou que Orsi vê as relações com o Mercosul com mais simpatia do que o atual presidente, Lacalle Pou, e seu afilhado político, Álvaro Delgado, que perdeu as eleições.
Essa é uma boa notícia para o Mercosul. Se ele seguir os passos do Mujica, que foi praticamente seu mentor, isso pode diminuir um pouquinho as tensões ali dentro do bloco.
Professora Flávia Loss Araújo, ao UOL
Quem é Yamandú Orsi
O pupilo de Mujica nasceu em zona rural de Canelones, cidade com menos de 500 mil habitantes. Ele viveu em uma casa sem luz por parte da vida e estudou em uma escola pública da cidade.
Publicar comentário