rodovia paralela à BR-101, em SC, tem início de estudo autorizado pelo governo

Um grande projeto de obras foi assinado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, nesta quarta-feira (23). A ordem de serviço prevê um estudo para construção da Rodovia Via Mar, que será paralela à BR-101, em trecho entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. A primeira parte do estudo custará R$ 9.609.427,06.

Projeto da Rodovia Via Mar que será paralela à BR-101 em SCVia Mar: rodovia paralela à BR-101, em SC, tem início de estudo autorizado pelo governo – Foto: Eduardo Valente/Reprodução/ND

Com prazo de dois anos para ficar pronto, o estudo prevê a construção de 145 km de rodovia. Além da pesquisa de construção da Rodovia Via Mar, a ordem de serviço também assegura um estudo de impacto ambiental e de desapropriações na região.

De acordo com o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, o Corredor Litorâneo Norte, também chamado de Via Mar, será viabilizado por meio de parceria público privada. “Lógico que é um projeto ambicioso, um projeto de seis pistas, três que vão e três que vêm.  A gente, sim, vai apresentar um projeto de qualidade, um projeto inovador e um projeto que vai atender a grande demanda rodoviária do nosso Estado”, destacou.

O estudo da obra foi dividido em cinco lotes e, nesta quarta-feira, foi assinada a ordem de serviço dos projetos executivos de quatro lotes, que vão de Joinville até Itajaí.

De acordo com o governador Jorginho Mello, a obra será essencial para impulsionar toda a cadeia logística de Santa Catarina. “Aqui é o primeiro passo para a realização dos projetos executivos dessa obra que trará um grande avanço para Santa Catarina, principalmente, na logística e transporte de cargas”, disse o governador.

A previsão é que a construção da rodovia seja iniciada após a conclusão dos projetos milionários e a liberação das licenças necessárias.

Rodovia paralela à BR-101

O Corredor Litorâneo Norte é projetado para desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país, e oferecerá uma nova rota para o escoamento de produtos e circulação de pessoas.

Além disso, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Planejamento, a região concentra 60% da população catarinense, o que justifica ainda mais a necessidade da obra.

Como será dividido estudo da Rodovia Via Mar

O projeto do Corredor Litorâneo Norte é separado em quatro lotes iniciais. O trecho 1, entre o entroncamento da BR-101, em Joinville, e a BR-280, em Guaramirim, terá extensão de 26,85 quilômetros. Dois viadutos e quatros pontes deverão ser construídos no trecho.

Já no entroncamento da BR-280 em Guaramirim até a SC-415, entre Massaranduba e São João do Itaperiú, a extensão será de 21,09 quilômetros. O estudo do trecho custará R$ 2.003.731 e deverá conter um viaduto e duas pontes.

O lote 3 prevê 16,77 quilômetros de rodovia entre a SC-415 e SC-414, em Luis Alves e Navegantes. O projeto contará com duas pontes e oito contenções.

No quarto e último lote da ordem de serviço, o projeto prevê 25,78 quilômetros de rodovia entre a SC-414 até o entroncamento da SC-486 em Itajaí. Serão quatro viadutos, quatro pontes e três contenções no trecho.

Início do estudo

O ato de assinatura ocorreu na Casa D’Agronômica, reunindo autoridades estaduais e municipais, além de representantes do setor logístico e empresarial.

“Santa Catarina tem a menor malha pavimentada do Brasil. A infraestrutura rodoviária é uma das principais pautas do nosso sistema. E quando a gente olha para a BR-101 Norte, ela colapsou. Infelizmente, depois de 20 anos de estar duplicada, ela já entrou em colapso. E o que nós precisamos efetivamente é de uma alternativa. Então a rodovia paralela efetivamente é um pleito do nosso sistema, até porque o impacto que nós temos hoje é de mais de R$ 1 bilhão por ano em ampliação de custo por perda de produtividade e aumento de consumo”, reforçou o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider.

Autoridades e representantes na assinatura da ordem de serviço – Foto: Eduardo Valente/Reprodução/NDAutoridades e representantes na assinatura da ordem de serviço – Foto: Eduardo Valente/Reprodução/ND



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