“Samba de Terreiro Florianópolis” celebra o Dia Nacional do Samba; confira programação – Florianópolis

O projeto Samba de Terreiro Florianópolis preparou uma edição especial para marcar o Dia Nacional do Samba, celebrado nesta segunda-feira (2). O evento será gratuito, ao ar livre, no Largo da Antonieta, centro antigo de Florianópolis, a partir das 18h.

Projeto ‘Samba de Terreiro’ organiza edição especial em homenagem ao Dia Nacional do Samba – Foto: Joaquim Corrêa

A apresentação desta segunda (2) terá um repertório de 30 músicas e uma homenagem a figuras importantes do samba e da cultura da cidade que já morreram: Lídio Augusto Costa, o Seu Lidinho; João Ferreira de Souza, o Teco, líder comunitário do Morro da Caixa; e João Batista Costa, o JB, reconhecido por interpretar o célebre poeta Cruz e Sousa e.

“Nossa apresentação será marcada pela alegria do samba e também pela saudade”, revela o coordenador do Samba de Terreiro, Carlos Raulino.

No encontro de janeiro deste ano, o projeto contou com a presença do Seu Lidinho, sambando e alegrando o público. Seu Lidinho morreu dia 6 de agosto, aos 83 anos.

Estrela do Samba de Terreiro, Seu Lidinho morreu dia 6 de agosto, aos 83 anos – Foto: Joaquim Corrêa

“Ele era a nossa estrela. Foi um sambista que teve presença constante nos eventos do projeto Samba de Terreiro nesses anos e deixou uma trajetória de muita participação no samba de Florianópolis”, comentou o pesquisador.

História do Samba de Terreiro

O projeto Samba de Terreiro Florianópolis fez sua primeira apresentação em janeiro de 2017, na Escadaria do Rosário, e reuniu mais de mil pessoas já na estreia. A ideia surgiu de um coletivo que reuniu pesquisadores, músicos, pastorinhas, produtores e a Velha Guarda da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, com a intenção de trazer para as rodas de samba músicas de antigos compositores.

Essa foi uma maneira de contar para o público a história do ritmo, conhecido internacionalmente, com informações sobre as origens das composições e também com performance musical, com repertório que inclui nomes como Cartola, Zé Keti, Silas de Oliveira e também compositores históricos de Florianópolis, entre eles Avez-vous e Zininho.

A apresentação desta segunda faz parte da estratégia dos integrantes do projeto de estar perto do público em momentos especiais. Para o próximo ano, está em estudo a preparação de um calendário de apresentações, marcando os oito anos de existência do projeto, que tem conquistado o público de Florianópolis e de pessoas apaixonadas pelo samba que visitam a cidade.

Programação

  • 18h – Roda de choro
  • 19h – Samba de Terreiro de Florianópolis e seus convidados
  • 21h30 – Roda de Samba

Local

  • Largo da Antonieta (Rua Victor Meirelles, 112, Centro, ao lado da antiga escola Antonieta de Barros e em frente ao Bar Bugio Centro)

Em caso de chuva, o evento será transferido para o Bugio Trindade.



Publicar comentário