Se liga na programação do Festival Floripa Que Horror 2024!
Outro festival imperdível está de volta neste mês: o Floripa que Horror – Festival Internacional de Cinema Fantástico. Em sua quinta edição, a mostra se consolida porquê uma das mais importantes neste gênero no Brasil.
Abre no dia 28 de outubro e segue até 3 de novembro com uma programação essencialmente gratuita e que já está completa no site do projeto.
Eu sempre baterei nesta tecla: festivais e sinais porquê essa é a única oportunidade do público saber o cinema de outras nações, linguagens e estilos que não se encontram nas salas comerciais. Isso é formação de público!
O festival, que será realizado na Sala Gilberto Gerlach (CIC), contará com mais de 80 filmes, oficinas formativas, sessões especiais e uma competição de curtas-metragens, onde o vencedor receberá o prêmio de R$ 3 milénio. A programação diversificada deste ano promete envolver o público em uma verdadeira celebração do cinema de horror, fantasia e independente.
Mais uma vez, o Floripa Que Horror conta com uma curadoria diversificada, liderada pelo crítico de cinema, jornalista e rabino em literatura cinematográfica pela UFSC, Andrey Lehnemann, e por Pedro MC, cineasta, produtor cultural e artista visual. Segundo Pedro MC, “O Floripa Que Horror nasceu da urgência de servir porquê uma referência para os jovens e novos amantes do cinema de gênero, proporcionando uma oportunidade de explorar a variedade no cenário pátrio e internacional.”
Uma das grandes novidades de 2024 é o Esquenta FQH!, que abrirá o festival com a Mostra Mundos Estranhos, composta por filmes que desafiam as percepções da verdade e exploram os limites entre fantasia e terror. Essa seleção privativo prepara o público para uma mergulho completa no universo fantástico do festival.
Outro destaque é a premiação em quantia para o melhor curta-metragem da Mostra Competitiva, uma iniciativa inédita do Floripa Que Horror, que visa estimular novos talentos e dar visibilidade às produções independentes de horror.
Feira de artes gráficas, exibição ao ar livre e oficinas formativas na programação do festival!
Além da mostra competitiva, o festival traz a Feira de Artes Gráficas e Literatura, que reunirá artistas de HQs, livros e artes visuais focados no gênero do horror. Essa feira oferece ao público a oportunidade de comprar obras autorais e explorar a originalidade de artistas que se dedicam à construção de mundos sombrios e fantásticos.
Outra atração imperdível é a exibição do clássico “Carnival of Souls”, no dia 1º de novembro, que acontecerá ao ar livre com trilha sonora ao vivo da margem Elephantus, criando uma experiência cinematográfica única no Meio-Leste da Capital. Essa produção de 1962 e dirigida por Herk Harvey é um clássico do chamado Cinema B – produções de ficção científica e terror de ordinário orçamento e que se popularizaram a partir dos anos 1950 e 1960.
O Floripa Que Horror também oferece uma programação formativa robusta, com oficinas voltadas para jovens cineastas e interessados no cinema independente, além de palestras. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail oficinas@floripaquehorror.com ou diretamente pelo site solene do evento. Todas as sessões de cinema e palestras serão gratuitas, com tradução em LIBRAS e audiodescrição ao vivo. A classificação indicativa está disponível no site.
O V Floripa Que Horror é patrocinado pela Instauração Catarinense de Cultura (FCC), pelo Governo de Santa Catarina e pelo Prêmio Catarinense de Cinema, com realização da Marte Cultural e produção da Cinemática HUB. O festival conta com o escora do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), do HAOMA Grave Meio, do Simão Meio Cultural e do Curso de Cinema da UFSC.
Programe-se V Floripa Que Horror – Festival Internacional de Cinema Fantástico
Quando: de 28 de outubro a 3 de novembro
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach (CIC), Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Simão Meio, Sala de Projeção do CCE da UFSC
Ingresso: Gratuita
Publicar comentário