Secretaria do Consumidor abre processo para investigar alegações da Enel sobre apagão
A Secretaria Vernáculo do Consumidor (Senacon) abriu, nesta sexta-feira (18), um processo administrativo para investigar as alegações feitas pela Enel às notificações enviadas pelo Ministério da Justiça.
A apuração procura justificar a eficiência dos canais de informação e do atendimento aos milhões de consumidores prejudicados pelas falhas no provimento de força em São Paulo desde a última sexta-feira (11).
A secretaria questionou a empresa sobre o impacto para os clientes e os planos emergenciais para o restabelecimento da força.
A distribuidora respondeu as perguntas parcialmente e pediu a prorrogação do prazo para atender outras questões da Senacon. A secretaria deu mais cinco dias para o envio de todas as respostas.
O órgão também quer calcular quais são as medidas preventivas da Enel, considerando que eventos climáticos são “recorrentes e previsíveis”.
“Estão em estudo, ainda, o projecto de contingência, a reparação aos consumidores prejudicados depois episódios já ocorridos em 2023 e em 2024, a manutenção da rede, incluindo a poda de árvores, e possíveis falhas na prestação do serviço”, informou a Senacon em nota.
Justificativas da Enel
Segundo a Senacon, a Enel alegou que a interrupção de força foi causada por um “fenômeno climatológico severo” com ventos de até 107,6 km/h, afetando as regiões oeste e sul de São Paulo.
A empresa também afirmou que a tempestade causou o desligamento de 17 linhas de subida tensão, danificou 11 subestações e a perda de 221 circuitos de média tensão.
No entanto, na avaliação do secretário Vernáculo do Consumidor, Wadih Damous, “eventos climáticos extremos, embora desafiadores, não podem servir uma vez que justificativa para a falta de resposta adequada de empresas concessionárias”.
A empresa também informou que manteve os canais de atendimento operacionais ativos durante toda a crise, “incluindo lojas físicas, meão telefônica de relacionamento e de emergências, ouvidoria e plataformas digitais uma vez que site, aplicativo, WhatsApp e redes sociais”.
A Enel ainda afirmou à Senacon que já iniciou ações para mitigar os impactos para os temporais previstos para leste final de semana em São Paulo. De concordância com a concessionária, milénio equipes foram alocadas em campo. Ou por outra, foi criada uma infraestrutura de emergência composta por 500 grupos geradores e subestações móveis para emergências.
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