Segue o BAba debate a bem sucedida temporada do Vitória


Com participação de Voz da Torcida, última edição de 2024 discute erros e acertos e expectativa para 2025 Se a última imagem é a que importa, a temporada do Vitória termina em grande estilo. Com os principais objetivos para a temporada cumpridos, o Leão se despede com grande expectativa para 2025. Por isso, nesta sexta-feira, o Segue o BAba discute tudo que envolveu a campanha do Leão e projeta o futuro do clube.
Segue o Baba faz balanço da temporada do Vitória
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
O Segue o BAba conta com a participação de Yuri Figueiredo, Voz da Torcida do Vitória, para analisar a temporada. O time abriu o ano com a conquista do seu 30º título do Campeonato Baiano, encerrando um jejum de seis anos. Contudo, caiu ainda na primeira fase da Copa do Nordeste e na terceira fase da Copa do Brasil (eliminado pelo Botafogo).
– Como deu tudo certo, a gente fala com tranquilidade, mas foi um ano difícil. No final do primeiro turno parecia que a gente não ia nem continuar na Série A. Mas teve uma virada de chave no segundo turno, a chegada de Thiago Carpini. Um ano com altos e baixos, alguns pontos que poderiam ser melhores. Mas deu tudo certo – comentou Yuri Figueiredo, voz da torcida do ge.
– Foi uma temporada muito boa, com título e objetivos alcançados. Meu único asterisco é para a irregularidade no Campeonato Brasileiro. Apesar do final feliz, foram mais de 19 rodadas na zona de rebaixamento. Não precisava de tanto sofrimento assim – analisou Rafael Teles.
Jogadores do Vitória comemoram permanência na Série A
Victor Ferreira / EC Vitória
No Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro também teve um início preocupante, com apenas um ponto somado nos seis primeiros jogos. A equipe terminou o primeiro turno na penúltima posição, com 15 pontos conquistados e 26% de aproveitamento. Mas, no returno, os comandados de Thiago Carpini arrancaram para 56% de aproveitamento e a conquista da vaga na Copa Sul-Americana após oito anos.
– Não tem como não falar de Vitória de agora sem olhar para trás e lembrar que o time estava na Série C, caminhando para a Série D em 2022. O Vitória sai da Terceira Divisão para disputar uma competição internacional, é uma evolução muito grande – afirmou Pedro Thomé.
+ Vitória volta à Sul-Americana após oito anos e garante 27ª participação da região Nordeste
Objetivos traçados pelo Vitória em 2024:
Campeonato Baiano: disputar a final (foi campeão) ✅
Copa do Nordeste: disputar a final ❌
Copa do Brasil: quarta fase ❌
Campeonato Brasileiro: 16ª posição (terminou em 11º) ✅
Trabalho de Thiago Carpini
Edição analisa o trabalho de Thiago Carpini, que encerra temporada pelo Vitória com 45% e rendimento e o contrato renovado. Ele assumiu o time na sexta rodada, com somente um ponto conquistado. Durante o período, assumiu perfil linha dura para fazer grandes mudanças no elenco, como as saídas dos volantes Rodrigo Andrade e Dudu.
– A troca de Condé por Carpini foi muito criticada pela torcida e pela imprensa, mas o tempo mostrou que foi uma decisão acertada do Vitória. E uma decisão de muita coragem. O trabalho de Carpini é muito bom, desde o controle do vestiário, até os bons resultados que ele conseguiu dentro de campo – afirmou Rafael Santana.
Thiago Carpini comemora permanência com o Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
O ano também foi de nova reformulação no elenco do Vitória, que voltou a apostar em medalhões que não entregaram o esperado, casos do meia Luan e do atacante Luiz Adriano. Ao todo, o Rubro-Negro fez 30 contratações em 2024 (veja aqui todos).
– É um número muito alto de contratações, principalmente no primeiro semestre. Acho que esse foi um erro da diretoria. Tanto fazer contratações em excesso, quanto balizar a temporada pelo Campeonato Baiano e achar que ir bem no estadual ia garantir um bom desempenho também no Campeonato Brasileiro – avaliou Yuri.
Quem foi bem e quem foi mal
Alerrandro foi o principal destaque da arrancada do Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
O Segue o BAba discute também os principais destaques do Vitória no ano e quem ficou devendo. Alerrandro fecha a temporada como goleador do time, com 21 gols, sendo 12 no returno. Já o meia Matheusinho encerra o ano com status de maestro, enquanto o capitão Wagner Leonardo se consolida como liderança da equipe.
Mas nem todo mundo terminou bem. O meio-campista Jean Mota, contratação de peso para a temporada, fez somente 19 jogos, sendo cinco como titular.
Números do Vitória em 2024
Jogos: 61
Vitórias: 26
Empates: 12
Derrotas: 23
Gols marcados: 82
Gols sofridos: 71
Aproveitamento geral: 49%
Aproveitamento em casa: 61%
Aproveitamento como visitante: 38%
Segue o Baba projeta reforços e posições carentes no Vitória
Programa ainda analisa o que esperar para a próxima temporada e os primeiros passos da diretoria na montagem do elenco. Quem deve ficar? Quem deve sair?
– Acho 12 contratações um número alto, mas se fosse menos, sei que a torcida ia reclamar – brincou Yuri.
Tudo isso e muito mais na edição #199 do Segue o BAba. Ouça acima ou acesse nas seguintes plataformas:
🎧 Globoplay – clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify – clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts – clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts – clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts – clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Publicar comentário