SESI Escola de Referência de Mossoró ganha novas instalações com maior Redondel de Robótica do RN

A apresentação das novas instalações contou com a participação de colaboradores da SESI Escola de Referência – Foto: Saulo Santiago

 

As novas instalações da SESI Escola de Referência Mossoró – Expedito Amorim foram oficialmente apresentadas à diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Setentrião (FIERN), colaboradores e gestores do Sistema em solenidade, nesta sexta-feira (27). A unidade que atende mais de 1,6 milénio alunos e conta com 60 colaboradores passou por uma ampliação de 3 milénio metros quadrados e conta, agora, com mais 16 salas de lição e com a maior Redondel de Robótica do estado, se tornando a segunda escola de referência do RN.

 

“São 1.680 sementes e sei que teremos bons frutos de todos os jovens que por cá passarão”, disse o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, em seu oração na cerimônia. De combinação com ele, a ampliação da unidade representa um marco para a instrução lugar. Aos professores e colaboradores da SESI Escola, finaliza: “A instrução é transformadora e vocês têm oportunidade de transformar gerações”.

 

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a influência do SESI-RN para a instrução do estado, uma vez que também relembrou o projeto Interiorizando a Ensino, que acontece em Acari, fruto de uma parceria com o SESI-SP. “Se orgulhem de fazer secção desse time do SESI no Rio Grande do Setentrião”, disse o presidente da Federação aos colaboradores da unidade.

 

O vice-presidente da Confederação Pátrio da Indústria (CNI), Amaro Sales, ressaltou o impacto positivo da ampliação da unidade para a cidade e a região. “Estamos entregando um presente a Mossoró, e um presente de altíssima qualidade”, afirmou Sales, destacando o investimento na instrução uma vez que precípuo para o desenvolvimento lugar.

 

A Coordenadora Executiva de Ensino do SESI-RN, Ana Karenine Medina, destacou a influência da inauguração das novas instalações da SESI Escola de Referência em Mossoró. “É a realização de um sonho que eu vi nascendo, que a gente escreveu o projeto desde o início”, afirmou.

 

Medina enfatizou o desvelo com cada pormenor na construção da escola, ressaltando que todas as decisões foram tomadas pensando no bem-estar e na experiência dos alunos. “A escola foi pensada uma vez que um projeto, mas em cada quadradinho de cerâmica, pensamos: ‘Será que eles vão gostar? Será que isso cá é adequado?’ E tudo foi feito de forma muito transparente”, concluiu.

 

O protótipo de Escola de Referência do SESI propõe uma integração entre as disciplinas do currículo educacional brasiliano e atividades complementares, uma vez que programação, robótica e empreendedorismo. O objetivo é proporcionar uma formação alinhada às necessidades do mercado de trabalho, com foco próprio na indústria. No RN, a primeira Escola de Referência inaugurada foi a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante.

 

Juliano Martins, Amaro Sales e Roberto Serquiz discursaram no evento – Foto: Saulo Santiago

 

Estrutura de referência

 

O projeto de ampliação em Mossoró incluiu a construção de 16 novas salas de lição organizadas por áreas de conhecimento. Além das salas, a escola conta com uma livraria moderna integrada a um laboratório de informática com capacidade para 42 computadores e uma equipada estádio de robótica considerada a maior do estado.

Cada sala de lição conta com lousas digitais interativas, que integram computadores a quadros sensíveis ao toque, otimizando o ensino e proporcionando maior mergulho dos alunos nos conteúdos.

 

A Redondel de Robótica foi equipada para competições em modalidades uma vez que FLL, FRC e F1 in Schools, além de ter impressoras 3D e outras ferramentas que incentivam a prática dos conhecimentos adquiridos e estimulam a originalidade dos alunos.

 

A ampliação inclui ainda um Spacemaker devotado ao desenvolvimento de projetos práticos pelos estudantes. As novas instalações da unidade também foram equipadas com um recinto com capacidade para até 1,4 milénio alunos, além de cantina e banheiros.

 

Com essas inovações, o SESI reforça seu compromisso em oferecer uma instrução de qualidade, alinhada às demandas do mercado e às expectativas dos alunos e suas famílias.

 

O gerente da unidade do SESI-RN em Mossoró, Lucas Paiva, destaca que a ampliação foi feita com o objetivo de oferecer uma estrutura ainda melhor aos estudantes.“Esta é de indumentária uma unidade de referência, e essa referência vem sendo multiplicada pelos nossos próprios alunos para toda a comunidade”, disse.

 

Neste sábado, professores da unidade participaram de encontro com dinâmica – Foto: Saulo Santiago

 

Diretores realizam reunião de recomendação em novas instalações

 

As reuniões do Parecer Regional do SENAI-RN, do SESI-RN e da diretoria da FIERN foram realizadas nas novas instalações da SESI Escola de Referência, em Mossoró, nesta sexta-feira (27).

 

Durante reunião do SESI-RN, o superintendente regional Juliano Martins destacou as ações da instituição voltadas para o incentivo à aprendizagem, com foco em iniciativas uma vez que robótica educacional, olimpíadas de conhecimento e o desenvolvimento de projetos temáticos. “Nossas escolas têm provocado os alunos a buscar novos conhecimentos”, afirmou Martins.

 

Além das atividades educacionais, Martins ressaltou as ações culturais promovidas pelo SESI, uma vez que o Giro Cultural, realizado em Caicó, Mossoró e Natal, e o SESI Formando Talentos, evento ocorrido no Solar Bela Vista. Ele também destacou as iniciativas do SESI em Saúde e Segurança na Indústria (SSI), áreas em que a instituição atua de forma contínua para estribar empresas e trabalhadores.

 

 

Texto: Líria Tranquilidade
Fotos: Saulo Santiago



Publicar comentário

You May Have Missed