TRE-RN inicia preparação de urnas eletrônicas para o segundo vez em Natal
Justiça Eleitoral segue com o processo de preparação até o dia 18 de outubro. Votação está marcada para o dia 27. Urnas eletrônicas
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Setentrião (TRE-RN) iniciou, nesta segunda-feira (14) a preparação das urnas eletrônica para o 2º vez das Eleições Municipais 2024 das cinco zonas eleitorais de Natal.
Os equipamentos da capital potiguar estão sendo preparados no Núcleo de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e seguem no lugar até o dia 18 de outubro, quando o processo de inserção de informações nas máquinas deve ser encerrado.
📳Participe do meato do g1 RN no WhatsApp
Durante esse período é feito o processo de geração de mídias – uma cerimônia pública onde é feita a gravação dos dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições.
Segundo a Justiça Eleitoral, em um envolvente controlado, as urnas são carregadas com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, para prometer que todos possam conferir se os dados estão corretos.
Uma vez que funciona
O processo conta com três tipos de mídia:
Mídia de fardo: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, porquê o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no fechamento da votação, que será enviado para a totalização.
Inicialmente, as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação da mídia de fardo, que é usada para gravar os dados das urnas.
Em seguida, é feita a fardo das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para prometer que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e com configuradas com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação.
Depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é portanto lacrada fisicamente.
Segundo vez em Natal
Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) vão disputar o 2º vez da eleição para a prefeitura de Natal no dia 27 de outubro.
Com 100% das seções apuradas no dia 6 de outubro, Freire recebeu 171.146 votos, ou seja, 44,08% dos votos válidos. Natália obteve 110.483 votos, correspondendo a 28,45%.
O segundo vez acontece nas cidades com mais de 200 milénio eleitores em que nenhum dos candidatos atingiu mais da metade dos votos válidos no primeiro vez.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Publicar comentário