Turismo Rural resgata tradições e atrai novos visitantes na Serra Catarinense
Já pensou em deixar a correria da cidade para se aventurar no campo e desacelerar a mente? Na Serra Catarinense, o Turismo Rural tem encantado cada vez mais os visitantes, surgindo como uma forma de reconectar as pessoas com as raízes da vida no campo e melhorar sua conexão com a natureza.
Atualmente, essa forma de turismo é uma das alternativas mais buscadas pelos turistas que, além de conhecer mais sobre a cultura dos catarinenses, também podem apreciar o melhor da gastronomia e das tradições locais.
Inclusive, as atividades turísticas rurais começaram a se desenvolver em Lages – cidade que foi batizada como a Capital Nacional do Turismo Rural. Com o surgimento das primeiras propriedades focadas em receber os turistas, entre as décadas de 80 e 90, a região se transformou em um destino muito procurado por quem busca tranquilidade.
Nesse cenário surgiu o Boqueirão Hotel Fazenda, que inicialmente recebia os visitantes com menos formalidade e hoje é uma referência nesse tipo de hospedagem.
O hotel foi criado em 1990 e hoje, com mais de 30 anos de tradição, ainda preserva suas raízes, oferecendo experiências que incluem cavalgadas, trilhas e o conforto de um fogão a lenha, sem abrir mão de se adaptar às novas demandas do turismo contemporâneo.
O que é e como funciona o Turismo Rural
O Turismo Rural vai além de um lugar bonito, que proporciona descanso e lazer. Ele proporciona uma experiência autêntica, convidando os visitantes a se conectarem com a natureza e a cultura local de uma região – por isso engloba diversas atividades que podem ser realizadas em propriedades rurais, como fazendas, sítios e chácaras.
Entre elas estão trilhas ecológicas, cavalgadas, pesca, ordenha, colheita de frutas e hortaliças, além de apreciar pratos típicos da região preparados com ingredientes frescos e produzidos localmente. Muitas propriedades oferecem também oficinas de artesanato e outras atividades que permitem aos turistas aprender sobre as técnicas e os saberes tradicionais da comunidade.
O Turismo Rural também desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, gerando renda para comunidades rurais, preservando tradições e incentivando a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis vindos da agricultura familiar.
Além da Serra Catarinense, existem outras regiões que oferecem esse tipo de turismo pelo estado – até mesmo em Florianópolis é possível ter uma vivência como essa. Entre as experiências mais conhecidas estão a Rota do Vinho e a Rota das Cachoeiras, no Oeste.
O Roteiro Caminhos da Querência também é muito procurado entre os turistas na Serra, assim como a Rota da Coxilha Rica, em Lages – ela oferece uma experiência única aos visitantes, combinando belas paisagens com trilhas emocionantes, passeios à cavalo, entre outras atividades.
Mais de 30 anos de tradição e inovação no Turismo Rural
Com o crescimento do Turismo Rural em Santa Catarina, muitas mudanças surgiram e, para garantir que os visitantes tenham uma ótima experiência, também é necessário que as propriedades e os profissionais do setor se atualizem de forma contínua para acompanhar essas transformações – e é o que o Boqueirão Hotel Fazenda tem feito ao longo dos anos.
O Boqueirão Hotel Fazenda fica em Lages e está instalado em uma área de quase 10 milhões de metros quadrados, pertencentes à Família Gamborgi desde 1896.
O hotel foi criado oficialmente em 1990, mas anos antes, os proprietários Rogério e Adriana já recebiam visitantes em uma pequena casa – que se transformou em um empreendimento com 39 unidades entre cabanas e suítes, mas sem perder a essência e o gostinho de uma clássica fazenda.
Há 34 anos, o estabelecimento vem se aprimorando e se adaptando às necessidades e demandas do turismo catarinense, oferecendo uma experiência única aos visitantes. Os hábitos campeiros, a culinária tradicional e as atividades presentes em uma fazenda continuam em pleno funcionamento, oferecendo conforto e uma conexão próxima com a natureza.
Destaque para o projeto Boqueirão Sustentável, com coleta seletiva de resíduos; trilhas ecológicas com identificação de flora e fauna; hortas e plantações para consumo no hotel, além de painéis solares que suprem grande parte da demanda de energia do Boqueirão.
Em seus espaços também há a criação e reprodução de gado e cavalos, que podem ser vistos pelos hóspedes. Inclusive, o hotel está situado em uma área de recarga do Aquífero Guarani e grande parte da água usada em sua estrutura – piscinas, torneiras, ofurôs e chuveiros – é proveniente de fontes hidrominerais.
Os poços tubulares captam a água subterrânea a uma profundidade média de 180 metros. Além disso, outros poços fornecem a água para a indústria de engarrafamento Vitale, anexa à propriedade, que a distribui e comercializa para toda a região sul do país com as marcas Puris e Boreal.
Tudo é pensado para cuidar do meio ambiente e acolher os visitantes, proporcionando boas lembranças de uma experiência na fazenda. Iniciar o dia com um café camargo, cavalgar, se aventurar por belas trilhas, além de ouvir histórias e prosas no fogo de chão e apreciar o som da gaita, acordeão e violão.
O hotel oferece uma variedade de atividades divertidas, incluindo o Tatu Mulita, um Toyota Bandeirante que transporta os hóspedes por trilhas inacessíveis. Além disso, há uma equipe de recreação para todas as idades, turismo de aventura com tirolesa e escalada (serviços pagos à parte), além de opções como bicicletas, arco e flecha e minigolfe.
Uma homenagem às raízes dos catarinenses da Serra, que pode ser compartilhada e vivenciada por turistas que desejam uma conexão mais profunda com a terra, com a natureza, a cultura local e com a própria essência.
Para saber mais sobre a estrutura e os serviços oferecidos pelo Boqueirão Hotel Fazenda, acesse o site e prepare-se para criar memórias ao lado de quem você ama, enquanto vive o melhor que o Turismo Rural catarinense tem a oferecer.
Publicar comentário