Vacinas podem reduzir uso de antibióticos em 22%, diz OMS

O post Vacinas podem reduzir uso de antibióticos em 22%, diz OMS apareceu primeiro em Tudo EP.

Um uso mais eficiente de vacinas para combater um totalidade de 24 patógenos poderia reduzir o uso de antibióticos em 22% ao ano em todo o mundo. Isso representa muro de 2,5 bilhões de doses diárias de medicamentos a menos, contribuindo com os esforços globais de combate à resistência antimicrobiana. O alerta é da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A estimativa é que exclusivamente vacinas já disponíveis, incluindo as doses contra a pneumonia pneumocócica; contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo B, que pretexto pneumonia e meningite; e contra a febre tifoide poderiam evitar até 106 milénio mortes associadas à resistência antimicrobiana todos os anos.

“Enquanto algumas dessas vacinas já estão disponíveis, mas são subutilizadas, outras teriam que ser desenvolvidas e colocadas no mercado o mais rápido provável”, avaliou a entidade, em enviado. “Vacinas são uma secção principal da resposta para reduzir a resistência antimicrobiana, uma vez que previnem infecções, reduzem o uso excessivo de antimicrobianos e retardam o surgimento e a propagação de patógenos resistentes a medicamentos.”

Outras 543 milénio mortes associadas à resistência antimicrobiana, segundo a entidade, poderiam ser evitadas anualmente caso novas vacinas contra a tuberculose e contra a superbactéria Klebsiella pneumoniae fossem desenvolvidas e implementadas a nível global. Atualmente, novas doses contra a tuberculose estão em tempo de experimento médico, enquanto uma ração contra a Klebsiella pneumoniae está em tempo inicial de desenvolvimento.

“O combate à resistência antimicrobiana começa pela prevenção de infecções e as vacinas estão entre as ferramentas mais poderosas para fazer isso”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “É melhor prevenir do que remediar. Aumentar o aproximação a vacinas existentes e desenvolver novas vacinas para doenças críticas, porquê a tuberculose, é fundamental para salvar vidas e virar a maré contra a resistência antimicrobiana.”

Por que as vacinas podem diminuir o uso de antibióticos?

De congraçamento com a entidade, pessoas vacinadas contraem menos infecções e estão protegidas contra potenciais complicações provocadas por infecções secundárias, que podem exigir o uso de medicamentos antimicrobianos e mesmo de internação hospitalar, sobrecarregando sistemas de saúde.

A OMS estima que, globalmente, os custos hospitalares com o tratamento de patógenos resistentes somam US$ 730 bilhões por ano. “Se as vacinas pudessem ser implementadas contra todos os agentes patogênicos avaliados, poderiam poupar um terço desses custos”.

“Se faz necessária uma abordagem abrangente e centrada nas pessoas, aplicada em todos os sistemas de saúde, para prevenir, diagnosticar e tratar infecções. Essa abordagem reconhece a vacinação porquê fundamental para a prevenção da resistência antimicrobiana e mormente impactante quando combinada com outras intervenções.”

Impactos

Dados da OMS indicam que a vacina contra o Streptococcus pneumoniae poderia poupar 33 milhões de doses de antibióticos ao ano, caso a meta de imunizar 90% das crianças em todo o mundo até 2030 seja cumprida. Adultos com mais idade também precisariam receber a ração para que o cenário se torne provável.

Já a vacina contra a febre tifoide poderia poupar muro de 45 milhões de doses de antibióticos todos os anos se a introdução do imunizante em países com elevada incidência da doença fosse acelerada.

A ração contra a malária, doença causada pelo Plasmodium falciparum, poderia poupar até 25 milhões de doses de antibióticos. A medicação, segundo a entidade, muitas vezes é mal utilizada na tentativa de tratar quadros de malária, quando o paciente deveria ser submetido a tratamento com antimaláricos.

Por termo, uma novidade vacina contra a tuberculose, quando desenvolvida, poderia poupar entre 1,2 a 1,9 bilhões de doses de antibióticos – secção significativa do totalidade de 11,3 bilhões de doses desse tipo de medicação utilizadas todos os anos contra uma série de doenças.

*Com informações da Dependência Brasil

LEIA MAIS

Porquê usar a arte para enfrentar desafios do dia a dia?

O post Vacinas podem reduzir uso de antibióticos em 22%, diz OMS apareceu primeiro em Tudo EP.



Publicar comentário

You May Have Missed