Veja resgate de soterrados em deslizamento em Salvador. Um morreu
Um homem, de 23 anos, morreu em um deslizamento de terra após fortes chuvas em Salvador (BA), na manhã desta quarta-feira (27/11). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), em outro ponto de deslizamento, quatro pessoas foram encontradas soterradas e socorridas com vida. Uma vítima morreu.
O deslizamento aconteceu em meio a chuvas fortes que ocorreram desde o fim de semana e afetou a população na capital, entre os bairros de Saramandaia e Pernambués.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, afirmou que ainda há riscos de novos desabamentos e deslizamentos no bairro. “Já temos conhecimento dessa vítima fatal, mas os bombeiros continuam fazendo buscas por outras eventuais vítimas e realizando demais resgates. Estamos atuando com uma equipe muito grande aqui no local. Ainda não temos a dimensão real da tragédia, porque as informações são preliminares”, destacou o coronel.
Imagens mostram o momento em que a população contribui intensamente para realizar o resgate de um homem soterrado em lamas e escombros.
O estado de saúde e a identidade das vítimas não foram divulgados. A Secretaria de Saúde foi procurada pelo Metrópoles, que não obteve retorno até a publicação desta matéria.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, utilizou as redes sociais para manifestar seu apoio e solidariedade para as famílias e vítimas que foram impactadas pela chuva.
“Com muita tristeza, recebemos a confirmação de uma vítima fatal, além de casas soterradas e pessoas desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem Salvador e outras regiões do estado. Minha solidariedade às famílias impactadas por essa tragédia”, publicou o governador da Bahia na rede social X.
Cidades afetadas na Bahia
A Climatempo informou que a capital baiana enfrentou grandes quantidades de chuvas neste mês de novembro. Nesta última semana, Salvador superou a média mensal do mês inteiro, com 219,55 mm de chuva.
Segundo a Climatempo, Salvador não foi apenas a cidade que enfrentou grandes acúmulos de chuva. Algumas cidades baianas registraram um volume elevado nos últimos dias.
- Caravelas: 249,4 mm
- Correntina: 239,8 mm
- Salvador: 234,8 mm
- Ilhéus: 214,2 mm
- Barreiras: 195,2 mm
Os próximos dias para Salvador permanecem em alerta, diz a Climatempo. A partir de quinta-feira (28/11), as expectativas são de melhoras, com a tendência de chuvas isoladas e mais leves. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) também seguem de plantão e monitorando as regiões afetadas em toda a Bahia.
Veja os registros do resgate:
Publicar comentário