10 filmes gratuitos para refletir sobre o papel da escola e do professor
Quem é da instrução sabe que o dia 15 de outubro representa uma das datas mais importantes no calendário. Seja por quem ainda atua na escola ou quem já passou por ela, reconhecer o papel fundamental dos professores e das professoras na sociedade é tarefa cidadã. Por fim, nunca é demais relembrar que todas as profissões passam pelos educadores e, sem eles, a escola não existe.
Nesta terça-feira, 15, o Brasil celebra o Dia dos Professores. Para refletir sobre a instrução brasileira e o papel docente na trajetória de milhares de pessoas, o Porvir selecionou 10 filmes e web documentários, online e gratuitos, que abordam a instrução e, consequentemente, a rotina desses profissionais. Confira:
Pro dia nascer feliz
De João Jardim (89 min, 2005)
Classificação indicativa: L – livre
Sinopse: A partir da reparo da vida juvenil em seis escolas do Brasil, o documentário mergulha no pensamento e nos anseios de alunos e professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Com um olhar generoso e objetivo, o filme compõe um retrato completo dos desafios, conquistas e problemas do sistema educacional no país.
➡️Disponível no Itaú Cultural Play
Prova escrita
De Luís Gustavo Ferraz (56 min, 2020)
Classificação indicativa: L – livre
Sinopse: O deserção escolar pode ter vários motivos, ligados a diversos contextos: urgência de trabalho, dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais e familiares, preconceitos, bullying etc. Dirigido por Luís Gustavo Ferraz e produzido por Lucas Brito Cortez, “Prova Escrita” mostra uma vez que a coordenadora percebeu os rabiscos uma vez que ferramentas para a compreensão da vida pessoal dos estudantes e, com isso, adotou-as uma vez que base para desenvolver estratégias que tornem a escola mais acolhedora.
➡️Disponível no Globoplay, gratuitamente
Nunca me sonharam
De Cacau Rhoden (84 min, 2017)
Classificação indicativa: 10 – linguagem imprópria
Sinopse: Os desafios do presente, as expectativas para o horizonte e os sonhos de quem vive a verdade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. O filme reflete sobre o valor da instrução, nas vozes de estudantes, gestores, professores e especialistas.
➡️ Disponível no Itaú Cultural Play
Uma escola para as adolescências
Ministério da Ensino (26 min, 2024)
Classificação indicativa: L – livre
Sinopse: O documentário “Uma Escola para as Adolescências”, produzido pelo MEC (Ministério da Ensino) e a EBC (Empresa Brasil de Notícia), discute os desafios enfrentados pelos adolescentes nessa lanço do desenvolvimento humano e os reflexos na vida escolar. O filme apresenta o processo de construção do Programa Escola das Adolescências, a partir de um extenso diagnóstico vernáculo, da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, realizada junto às redes de ensino para patentear a valia de escutar os estudantes, além de considerar as suas vozes tanto no diagnóstico dos problemas quanto na construção de soluções para a melhoria das escolas dos anos finais.
Atravessa a vida
De João Jardim (83 min, 2020)
Classificação indicativa: 12 – linguagem imprópria, temas sensíveis, violência
Sinopse: Enquanto alunos do terceiro ano do ensino público no interno do Sergipe se preparam para a prova que pode instituir o resto de suas vidas, o Enem (Examinação Pátrio do Ensino Médio). O filme retrata as angústias e os prazeres da puberdade por meio de seus gestos, inquietações e conquistas.
➡️Disponível no Itaú Cultural Play
Eleições
De Alice Riff (100 min, 2018)
Classificação indicativa: 12 – linguagem imprópria
Sinopse: Alunos de uma escola do Meio de São Paulo se preparam para as eleições do grêmio estudantil. Quatro chapas se apresentam uma vez que candidatas, com diferentes posições ideológicas, mas com um objetivo geral: melhorias no escola. Desse processo, emergem conflitos, amizades, sonhos e a força para lutar por um mundo mais próximo do que eles desejam.
Horizonte da instrução
De Cristiano Burmester (52 min, 2023)
Classificação indicativa: L – livre
Sinopse: Educadores, especialistas, professores e pesquisadores falam sobre os desafios da instrução brasileira em tempos de hipermodernidade. Uma vez que a escola lida com a era da informação? Em que medida os métodos de ensino devem mudar para escoltar a experiência vivida por crianças e jovens nos dias de hoje? Essas são algumas das perguntas colocadas por diferentes vozes nesse documentário.
➡️Disponível no Itaú Cultural Play
Nheengatu
De Luiz Fruto (Documentário da Universidade Federalista de João Pessoal do curso de Jornalismo. Duração: 5’min 17”)
Sinopse: Desde o século XIX, o povo Tabajara sofre um processo de apagamento da história, da cultura e da existência. Neste processo, o tupi, língua compartilhada por vários povos indígenas brasileiros, foi retirada do cotidiano desse povo. João Victor Tabajara é um jovem educador que aprendeu o Tupi e procura retornar a língua ao convívio dos Tabajaras.
Essa produção integra as ações dos projetos de extensão Cinema nas Aldeias – Tabajara e Geração e Manutenção de sites com os Povos Tradicionais da Paraíba: Tabajaras e Cariris da Universidade Federalista da Paraíba, sob a orientação dos professores Eliane Farias, Jorge Gomes e Lusival Barcellos. Contamos também com o pedestal do Laboratório Audiovisual de Produção do Meio de Notícia, Turismo e Artes da Universidade Federalista da Paraíba e do povo indígena Tabajara.
Disponível na plataforma Aruandaplay
Amplexo
De DF Fiuza (93 min, 2020)
Classificação indicativa: 10 – linguagem imprópria
Sinopse: Professores sergipanos organizam-se contra o governo do estado em uma greve histórica em resguardo dos direitos trabalhistas, da instrução pública de qualidade e de uma sociedade mais justa. A professora e líder sindical Ana Rosa também enfrenta desafios de ser mulher e mãe em uma sociedade machista, conservadora e individualista.
➡️Disponível no Itaú Cultural Play
Publicar comentário