Horário de verão muda a vida do trabalhador; veja uma vez que pode ser a novidade jornada e lista dos afetados

A discussão sobre o retorno do horário de verão voltou à tona no Brasil, com o Governo Federalista estudando a possibilidade de reimplantar a medida ainda em 2024. A proposta tem o objetivo de otimizar o consumo de robustez elétrica e aproveitar melhor a luz proveniente, principalmente nos horários de pico. No entanto, a mudança no relógio pode gerar impactos significativos na rotina de diversos setores da sociedade, principalmente no mercado de trabalho.

Horário de verão muda a vida do trabalhador; veja uma vez que pode
ser a novidade jornada e lista dos afetados. (Imagem: Registo/Escritório Brasil)

A principal justificativa para o retorno do horário de verão é a economia de robustez. Com o antecipação dos relógios, a população tende a aproveitar mais a luz proveniente durante as tardes, reduzindo assim o consumo de eletricidade nos horários de pico. Outrossim, o aumento das horas de luz solar pode estimular o negócio e o turismo, gerando mais empregos e movimentando a economia.

Por outro lado, a mudança no horário pode originar transtornos para alguns trabalhadores. Setores uma vez que o transporte leviano, que exigem uma rígida programação, precisam de um período de adaptação para evitar atrasos e outros problemas operacionais. Outrossim, trabalhadores que possuem jornadas noturnas ou que precisam se trasladar longas distâncias podem sentir os efeitos da mudança no horário de sono e na qualidade de vida.


A técnico Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o horário de verão, confira. Entenda mais também no vídeo do técnico Ariel França, colaborador do FDR.

Quem será afetado?

  • Trabalhadores do setor leviano: as empresas aéreas precisam ajustar suas escalas de voo e os horários de seus funcionários para se adequarem ao novo horário;
  • Trabalhadores que atuam em turnos: a mudança no horário pode desregular o ritmo circadiano desses trabalhadores, afetando sua saúde e produtividade;
  • Estudantes: a novidade rotina pode exigir ajustes na organização dos estudos e das atividades extracurriculares;
  • Pessoas com idade avançada: pessoas mais idosas podem ter mais dificuldade em se harmonizar à mudança de horário, o que pode afetar sua saúde e bem-estar.

Quais os benefícios do horário de verão?

  • Economia de robustez: a principal justificativa para a adoção do horário de verão é a redução do consumo de robustez elétrica, principalmente nos horários de pico;
  • Melhoria da qualidade de vida: com mais horas de luz proveniente, as pessoas podem aproveitar mais os espaços públicos e praticar atividades ao ar livre.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin NascimentoYasmin Promanação

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Do dedo Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a curso de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o teor factual, as redes sociais do jornal e SEO. Outrossim, também tem experiência uma vez que social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.



Publicar comentário

You May Have Missed