Adolescente britânico, de 18 anos, que enfrenta 20 anos de prisão em Dubai por causa de um romance de férias com uma garota de 17 anos, foi registrado pela polícia como sendo um paquistanês de 19 anos, para que fosse tratado com mais severidade, afirmam os ativistas

O adolescente britânico enfrenta 20 anos de prisão em Dubai por causa de um romance de férias com uma garota de 17 anos foi deliberadamente vitimado pela polícia local, que registrou sua idade um ano mais velha do que realmente é – e disse que sua nacionalidade é paquistanesa, para que ele seja tratado com mais severidade, foi dramaticamente alegado .

Marcus Fakana, 18 anos, aprendiz de construção do Tottenham, está atualmente trancado em uma cela nos Emirados Árabes Unidos aguardando sentença por ter feito sexo menor com uma garota de 17 anos de idade. Londres que estava de férias com os pais – algo que não teria sido criminoso no Reino Unido.

Agora, o grupo de campanha que revelou pela primeira vez a sua detenção alegou que Marcus foi deliberadamente alvo da polícia dos Emirados para tentar garantir que enfrente a maior pena possível.

A sua alegação baseia-se em duas anomalias nas notas do processo da acusação que eles acreditam terem sido feitas deliberadamente: a idade e a nacionalidade de Marcus estão ambas registadas erradamente.

Em vez de ter 18 anos, Marcus foi listado como um ano mais velho, o que significaria que ele poderia ser encaminhado a um tribunal superior em Dubai, que tem poderes para impor uma sentença mais pesada – semelhante a ser enviado a um Tribunal da Coroa em vez de a magistrados no Reino Unido.

E a sua nacionalidade foi descrita como paquistanesa e não britânica, o que, dizem os activistas, na prática significa que ele enfrentaria uma sentença mais dura.

O grupo de pressão Detido em Dubai disse que Marcus, que será julgado em 9 de dezembro, acredita que ambos os erros – que agora foram corrigidos – foram cometidos propositalmente pela polícia local.

Radha Stirling, fundadora do Detained in Dubai, que ajuda a família Fakana, disse: “Marcus disse-lhes a sua idade, mas eles assinalaram que era 19 anos. Em vez de uma pequena diferença entre os dois, parece muito pior ser uma diferença de dois anos.

Ativistas dizem que o adolescente britânico Marcus Fakana, de 18 anos, que enfrenta 20 anos de prisão em Dubai por causa de um romance de férias com uma garota de 17 anos, foi deliberadamente vitimado pela polícia local.

Ativistas dizem que o adolescente britânico Marcus Fakana, de 18 anos, que enfrenta 20 anos de prisão em Dubai por causa de um romance de férias com uma garota de 17 anos, foi deliberadamente vitimado pela polícia local.

‘Isso já foi corrigido e o tribunal verá isso.’

Ela continuou: ‘Os Emirados Árabes Unidos são racistas e foi deliberado que a sua nacionalidade fosse considerada paquistanesa, pois no tribunal isso pareceria muito pior do que a britânica.’

A família de Marcus arrecadou quase £ 27.000 de uma conta GoFundMe para pagar honorários advocatícios e sua acomodação.

Sterling disse que Marcus tem “muito medo” de sair enquanto fica sozinho em Dubai, em um apartamento alugado.

Sua família pagou fiança de £ 2.600 para que ele não passasse nenhum tempo na prisão. Marcus foi detido inicialmente na ‘notória’ Delegacia de Polícia de Al Barsha, em Dubai, por vários dias.

Ms Stirling disse: ‘Espero que quando ele for a julgamento seja multado e depois deportado, mas seu advogado não está tão confiante.’

O adolescente estava em Dubai com os pais para uma reunião de família e para comemorar o aniversário do pai quando iniciou a amizade com a menina.

De acordo com a lei dos Emirados Árabes Unidos, apenas turistas com mais de 18 anos podem dormir juntos.

Marcus fotografado com sua família, que arrecadou £ 27.000 para ajudar com seus honorários advocatícios

Marcus fotografado com sua família, que arrecadou £ 27.000 para ajudar com seus honorários advocatícios

Embora o relacionamento fosse legal no Reino Unido, segundo a lei de Dubai, um jovem de 17 anos é definido como criança. A menina já completou 18 anos

Embora o relacionamento fosse legal no Reino Unido, segundo a lei de Dubai, um jovem de 17 anos é definido como criança. A menina já completou 18 anos

O romance de férias – com os dois adolescentes hospedados em hotéis com os pais – durou dez dias.

Desde que regressou ao Reino Unido, a menina, que não foi identificada, completou 18 anos.

A mãe ‘estrita’ da menina contatou a polícia de Dubai após encontrar mensagens e fotos de Marcus em seu telefone.

A investigação policial revelou que o sexo entre os dois foi consensual depois de examinarem todas as mensagens que os dois trocaram durante o tempo que passaram juntos.

Eles também recuperaram imagens de câmeras de segurança de hotéis de Dubai que mostram o casal junto.

Foi na prisão inicial do adolescente que sua idade foi registrada na folha de acusação como 19 anos, o que significa que a diferença com a menina era de dois anos e não de alguns meses.

Sua nacionalidade também foi registrada como paquistanesa, apesar de apresentar seu passaporte britânico.

Ele deixou a escola neste verão e está em um programa de aprendizagem para trabalhar na indústria da construção.

Foi na prisão inicial do adolescente que a idade de Marcus foi registrada na folha de acusação como 19 anos, o que significa que a diferença com a menina era de dois anos e não de alguns meses. Sua nacionalidade também foi registrada como paquistanesa, apesar de apresentar seu passaporte britânico

Foi na prisão inicial do adolescente que a idade de Marcus foi registrada na folha de acusação como 19 anos, o que significa que a diferença com a menina era de dois anos e não de alguns meses. Sua nacionalidade também foi registrada como paquistanesa, apesar de apresentar seu passaporte britânico

Sua família divulgou um comunicado ontem à noite que dizia: ‘Estamos orando pelo dia em que possamos retornar com Marcus.’

‘Procurámos a assistência do secretário dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, para garantir o seu direito à defesa e pedimos a Sua Alteza o Xeque Mohammed Al Maktoum, governante do Dubai, que por favor deixe o nosso filho voltar para casa.

‘Esta provação nos causou uma terrível tensão emocional e financeira e cada dia é uma batalha emocional.’

Criando uma página GoFundMe para arrecadar dinheiro para honorários advocatícios para trazê-lo para casa, a família de Marcus acrescentou: ‘O que era para ser um momento feliz se transformou em um pesadelo para ele, nossa família e nossos amigos.

‘Isso aconteceu como resultado de alguém tentar usar indevidamente a lei dos Emirados Árabes Unidos contra ele.

“Ele está sendo acusado de um crime que pode levar à prisão por até 20 anos.

‘Ele tem apenas 18 anos, está muito assustado e sua saúde mental está começando a piorar.’

O Dubai só recentemente reformou as suas leis sobre sexo fora do casamento para turistas, mas mantém um sistema jurídico islâmico rigoroso e não tem uma decisão firme sobre a idade de consentimento.

Marcus e sua família estão pedindo ao secretário de Relações Exteriores, David Lammy, que ajude o adolescente

Marcus e sua família estão pedindo ao secretário de Relações Exteriores, David Lammy, que ajude o adolescente

Mas, de acordo com a legislação local, uma criança é definida como uma pessoa com menos de 18 anos de idade. A menina estava a poucos meses de completar 18 anos quando a dupla se conheceu em agosto.

Marcus já contou como o casal planejava se ver quando voltassem para casa.

Marcus disse: ‘Nós nos divertimos muito juntos. Nós realmente gostávamos um do outro, mas ela era reservada com a família porque eles eram rígidos.

‘Meus pais sabiam sobre nosso relacionamento, mas ela não podia contar o dela. Ela teve que me encontrar sem dizer que era para ver um menino.

“Quando ela foi embora, mal podia esperar para vê-la novamente quando chegasse em casa. Então, de repente, a polícia bateu à porta do nosso hotel.

“Eles disseram que estavam me levando para interrogatório, mas não me disseram por quê. Eu não conseguia imaginar para quê. Fiquei com medo e meus pais ficaram apavorados.

A dupla tentou passar o máximo de tempo possível juntos no exterior e esperavam se conhecer melhor quando voltassem a Londres.

A garota saiu primeiro de Dubai e eles combinaram de se encontrar.

“Ele (Marcus) foi informado de que a mãe de sua namorada havia relatado o relacionamento às autoridades em Dubai depois que ela voltou a Londres”, disse Stirling, uma defensora dos direitos humanos.

A sua organização oferece ajuda jurídica confidencial a pessoas que enfrentam problemas jurídicos civis e criminais nos Emirados Árabes Unidos.

“Esta é claramente uma mãe muito rigorosa ao envolver a polícia num assunto privado que é completamente legal no país onde ela vive e onde os filhos cresceram”, alertou Stirling.

‘Talvez ela não soubesse que desencadeou a possibilidade de um jovem de apenas 18 anos passar os próximos 20 anos na prisão.’

Marcus e a sua família pedem agora ajuda ao Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

“A polícia de Dubai tem o poder de desistir do caso contra Marcus e deixá-lo voltar para casa”, disse Stirling.

‘Isto não é algo que queremos fazer aos jovens e pedimos a David Lammy MP que transmita esta mensagem aos seus homólogos nos Emirados Árabes Unidos.’

Os Emirados Árabes Unidos implementaram apenas recentemente mudanças que permitem aos turistas fazer sexo fora do casamento – bem como regulamentações mais flexíveis sobre álcool e vaporização.

Um casal britânico foi preso por se beijar em público em 2010 e, por fim, deportado por violar as leis de decência do país.

Apesar das mudanças na lei, Stirling alerta que os pais em breve “ficarão com medo de levar os seus filhos adolescentes mais velhos de férias com eles, onde poderão acabar por perder a vida devido a um comportamento que é completamente legal nos seus próprios países”.

O Ministério Público de Dubai disse em comunicado compartilhado com MailOnline: “O caso foi iniciado em resposta a uma queixa apresentada pela mãe de uma menina britânica de 17 anos.

‘A menina, uma turista que visita Dubai, não é residente nos Emirados Árabes Unidos. Segundo a lei dos Emirados Árabes Unidos, a menina é legalmente classificada como menor e, de acordo com procedimentos reconhecidos internacionalmente, a sua mãe – sendo a tutora legal – apresentou a queixa.

«O sistema jurídico do Dubai está empenhado em proteger os direitos de todos os indivíduos e em garantir processos judiciais imparciais.

«A próxima audiência foi marcada para 9 de Dezembro, a pedido do advogado do arguido, ao contrário do que foi noticiado por alguns meios de comunicação social.

«Os meios de comunicação social devem evitar a especulação e permitir que o poder judicial cumpra as suas responsabilidades dentro do seu quadro jurídico claro.»



Publicar comentário

You May Have Missed