Trump anuncia o leal Kash Patel como escolha para liderar o FBI

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pretende tornar o leal Kash Patel o próximo diretor do Federal Bureau of Investigation, disse ele no sábado, em uma medida que significaria substituir o atual líder da agência.

Trump anunciou o ex-assessor e funcionário do Pentágono, que tem criticado a agência e é conhecido por suas opiniões controversas sobre um chamado “estado profundo” do governo, como sua escolha para o cargo em sua rede Truth Social.

O atual diretor do FBI, Christopher Wray, foi nomeado para um mandato de 10 anos em 2017, o que significa que ele precisaria renunciar ou seria demitido.

O FBI comandado por Wray – nomeado por Trump – investigou o novo presidente, provocando a ira de Trump.

“Kash é um brilhante advogado, investigador e lutador do ‘America First’ que passou sua carreira expondo a corrupção, defendendo a Justiça e protegendo o povo americano”, escreveu Trump no Truth Social.

Defensor ferrenho do novo presidente, Patel apoia a noção republicana de linha dura de um “estado profundo” anti-Trump de burocratas governamentais alegadamente tendenciosos que trabalham para reprimir Trump nos bastidores, tendo mesmo escrito um livro sobre o assunto.

Filho de imigrantes indianos, Patel ocupou vários cargos de alto nível durante o primeiro mandato de Trump, incluindo como conselheiro de segurança nacional e como chefe de gabinete do secretário de defesa interino.

“Kash fez um trabalho incrível durante o meu primeiro mandato”, disse Trump, acrescentando que o nomeado trabalharia para “acabar com a crescente epidemia de crime na América, desmantelar as gangues criminosas migrantes e deter o flagelo maligno do tráfico humano e de drogas através da fronteira”. .”

Nomeação de aliados

Wray foi escolhido por Trump durante seu primeiro mandato, substituindo um diretor interino depois que Trump demitiu o ex-diretor do FBI James Comey.

Comey irritou Trump com uma investigação do FBI sobre os extensos laços do presidente com a Rússia.

O FBI sob o comando de Wray investigou o próprio Trump – vasculhando sua propriedade em Mar-a-Lago em 2022 em busca de documentos ultrassecretos retidos ilegalmente.

Há muito que Trump ridiculariza as investigações do FBI, incluindo as investigações sobre centenas dos seus apoiantes que invadiram violentamente o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Separadamente, Trump nomeou Chad Chronister, um xerife da Florida, como administrador da Drug Enforcement Agency (DEA).

“O Chade trabalhará com a nossa grande procuradora-geral, Pam Bondi, para proteger a fronteira, parar o fluxo de fentanil e outras drogas ilegais através da fronteira sul e SALVAR VIDAS”, escreveu Trump no Truth Social.

Bondi, um forte aliado de Trump e ex-procurador-geral da Flórida, é a escolha do presidente eleito para liderar o Departamento de Justiça.

O FBI é o braço investigativo do Departamento de Justiça, enquanto a DEA também está sob sua alçada.

As nomeações de Bondi e Patel, ambos apoiantes próximos, indicam que Trump está interessado em alinhar nomeados estreitamente alinhados e dispostos a concretizar a sua visão e inclinações políticas.



Publicar comentário