Título, crescimento da marca e investimentos: veja como foi o primeiro ano do Rio Branco SAF


CEO Renato Antunes faz avaliação positiva da temporada 2024 O Rio Branco-ES fechou a primeira temporada sob a gestão do grupo de investidores que adquiriu 90% da SAF Capa-Preta. Em 2024, o clube levantou o título do Campeonato Capixaba, garantiu as vagas para a Série D, Copa do Brasil e Copa Verde, estruturou a categoria de Sub-20, fechou com novos patrocínios e espera quadruplicar o orçamento para o próximo ano.
CEO do Rio Branco SAF faz balanço da temporada 2024
+ Veja mais notícias no ge.globo/es
+ Conheça o elenco do Rio Branco para 2025
+ Fique por dentro do mercado da bola do futebol capixaba
Título, erros e aprendizados para 2025
CEO da Sociedade Anônima do Futebol, o empresário Renato Antunes acredita que o balanço da temporada foi positivo, principalmente em relação ao departamento de futebol do clube. Em campo, o grande trunfo capa-preta foi o título do Estadual, conquistado no primeiro semestre.
– Atingimos o nosso principal objetivo que era ser campeão estadual. Isso trouxe a oportunidade de jogar um calendário cheio em 2025. Quando construímos o planejamento de 2024, queríamos o título estadual e, por consequência, as vagas na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. O balanço é muito positivo, muitos aprendizados, tanto na vitória quanto na derrota – afirmou Renato Antunes ao ge.globo.
CEO do Rio Branco SAF fala do aprendizado com a Copa Espírito Santo 2024
Apesar da felicidade com o sucesso esportivo no ano, Renato Antunes frisa o momento ruim vivido na Copa ES. O mandatário acredita que, apesar dos resultados negativos, foi de suma importância adquirir experiência para não errar durante os próximos momentos vitais do projeto.
– Acho que se eu pudesse passar por tudo novamente, eu passaria, porque nos trouxe casca e nos mostra como que é esse processo de não atingir os nossos objetivos. Todo aprendizado foi um período muito rico para a gente. Tudo é muito novo, então certamente foi um período de muitos aprendizados, tanto do planejamento quanto da execução do nosso programa. Acho que ficou claro que não foi bem executado, e isso nos traz muitos aprendizados para quem não repita, mas também isso foi muito bom. Então eu acho que foi um período muito rico de aprendizado – disse ao ge.globo.
Aproveitamento do Rio Branco-ES em 2025
Campeonato Capixaba (campeão): 15 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas (71,1% de aproveitamento)
Copa Espírito Santo (eliminado na 2ª fase): 16 jogos, 4 vitórias, 7 empates e 5 derrotas (39,5% de aproveitamento)
Copa Verde (eliminado nas oitavas de final): 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota (50% de aproveitamento)
Rio Branco-ES
Henrique Montovanelli/FES
A montagem de elenco feita para a temporada 2024 foi feita com uma ‘simples’ proposta: ser campeão estadual. Dessa forma, Renato Antunes tinha como planejamento a contratação de atletas com experiência no cenário capixaba, sem se importar com um possível retorno financeiro imediato. Esse é o recado do CEO, que novamente ‘arquitetou’ um plantel com experiência no grande torneio do ano, o Campeonato Brasileiro Série D 2025.
– Os jogadores experientes vieram com um objetivo muito específico, que era ser campeão estadual. O foco do Rio Branco é o sucesso esportivo. É isso que a gente entende que vai mudar a nossa vida. Então, nosso planejamento, ele envolve um período longo de investimentos com objetivos esportivos a serem cumpridos. Quando a gente olha para o elenco formado em 2024, a gente trouxe jogadores que sabiam jogar a competição e que iriam nos ajudar a atingir o nosso objetivo. Nesse primeiro momento, a gente não está construindo um projeto que envolva revenda de atletas – relatou o CEO ao ge.globo.
Crescimento da marca capa-preta
Campanha de lançamento da nova camisa do Rio Branco-ES para 2025
Um dos destaques no ano alvinegro foi o aumento da exposição da marca. Após a concretização da SAF, volta das conquistas e calendário cheio para 2025, o Rio Branco-ES acertou patrocínios com renome no mercado. A estratégia de Renato Antunes e seus sócios era clara e gerou frutos: alto investimento em atletas experientes, títulos, maior exposição e retorno financeiro no extracampo.
Ao fim da temporada 2024, a diretoria capa-preta avançou em negociações importantes, que levaram o nome do clube para o território nacional. Foi assim com Bruno Silva (ex-Botafogo), acerto com Kappa (nova fornecedora de materiais) e Zé Delivery (patrocinadora).
– Tudo isso acontece porque a gente teve sucesso esportivo no primeiro ano. Essas oportunidades são geradas naturalmente por ter um calendário com 50 partidas e com um público que quase multiplicou por dez (em comparação com 2023). As empresas olham isso. Então, o torcedor só vai confiar na gente e no nosso projeto se a gente continuar vencendo. É isso que atrai grandes parceiros, que antes não olhavam para o futebol capixaba – opina o CEO ao ge.globo.
CEO do Rio Branco-ES, Renato Antunes avalia primeiro ano da SAF Capa-Preta
Wagner Chaló/Rio Branco
No primeiro ano da SAF, o Rio Branco-ES aumentou em massa o investimento em relação a 2023, que foi última temporada de controle associativo no futebol do clube. Após o título estadual e as cinco competições asseguradas para 2025, o CEO alvinegro não fala em valores, mas revela que o orçamento sofrerá um aumento de quatro vezes em comparação a 2024.
– A nossa receita deve ter uma receita quatro vezes maior do que foi em 2024. Já tínhamos feito um aumento significativo em 2023, só que ano que vem teremos uma receita garantida de premiações maior do que a receita inteira de 2024. Então, se a gente não ganhar nenhum jogo no próximo ano, a gente já terá uma receita maior só com as premiações de 2025 em comparação a 2024. A tendência, pelo interesse do mercado, é que vamos triplicar o valor de patrocínios – afirmou ao ge.globo.
Centro de Treinamento
Elenco do Rio Branco-ES se apresenta para pré-temporada
Cid Costa/Rio Branco SAF
Um dos compromissos da SAF Capa-Preta é a construção de um Centro de Treinamento. Até o momento, o clube conversa com prefeituras da Grande Vitória e avalia os melhores terrenos para a construção. A expectativa é que no próximo ano o tema ganhe força nos bastidores do clube, que planeja entregar as obras em torno de cinco anos.
– Em paralelo, a gente vem tendo conversas e buscando a melhor localização, mas ainda vai levar um tempo. Nosso projeto inicial era de entregar isso em até cinco anos, então nós temos algum tempo pela frente, mas é um grande objetivo. Então, 2025 é o ano que a gente avança com mais velocidade nos estudos de localização, para que em 2026 tenhamos mais projetos prontos pra entregar isso em dois, três anos – contou Renato Antunes ao ge.globo.
Enquanto isso, a gestão capa-preta realiza melhorias no atual local de trabalho diário do clube. No Bairro de Fátima, na Serra, o clube da Aert recebe treinamentos do profissional e Sub-20 do Rio Branco-ES. Após o fim da Copa Espírito Santo, o espaço ganhou investimento da SAF para evoluir em paralelo ao elenco alvinegro. O projeto da diretoria é que a evolução do atual CT seja feita em fases.
– Na fase zero, que é onde estávamos em 2024, o objetivo era ter estrutura mínima para que a gente conseguisse performar nesse meio tempo. Então, trouxemos a estrutura básica. Nesses quatro ou cinco anos, até a gente conseguir entregar esse projeto, a gente precisa ter uma estrutura condizente com os nossos projetos esportivos. O CT da Aert, que estamos alugando, ele vai andar em paralelo até a estrutura básica. A gente vai continuar evoluindo aqui, melhorando o dia a dia, porque é aqui que faz com que a gente tenha todo o projeto que funcione – finalizou o CEO ao ge.globo.
Novo gramado do CT do Rio Branco-ES
Rafael Gomes/Rio Branco SAF
No Centro de Treinamento da Aert, o Rio Branco-ES realizou como grande obra a reforma de seus dois campos para uso da equipe profissional e de base. Dessa forma, com o gramado revitalizado, também foram realizadas mudanças na estrutura geral dos equipamentos utilizados pelo clube. Mais que espaços físicos, também foram atualizados aparelhos usados pelo departamento físico, médico e tecnológico, para acompanhar a evolução do departamento de futebol.
+ Rio Branco-ES revela modelo 1 do novo uniforme da Kappa para 2025
Rio Branco-ES em 2025
A temporada 2025 do Rio Branco-ES tem gerado expectativas na torcida capa-preta. Após quatro anos, o clube vai voltar a disputar o Campeonato Brasileiro Série D. No recheado calendário alvinegro, também estão inseridas outras quatro competições. Dentre elas, no primeiro semestre, a Copa do Brasil será um dos desafios para o novo time do volante Bruno Silva, ex-Botafogo e Internacional, contratado em outubro deste ano.
Por fim, o Brancão também vai disputar Copa Verde, Copa Espírito Santo e Campeonato Capixaba, torneio estadual que entrará em campo para defender o título conquistado em 2024, após a quebra de nove anos de jejum.
+ Leia mais notícias do Rio Branco-ES
Assista: tudo sobre o Rio Branco-ES no ge, na TV Gazeta e no sportv
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.



Publicar comentário