A Cúpula dos BRICS sob a perspectiva da China
O “Observatório de Geopolítica” retorna neste dia 21 de outubro, às 19h, com um debate fundamental sobre a XVI reunião dos BRICS, que acontecerá em Kazan, na Rússia, de 22 a 24 de outubro.
O cientista político Pedro Costa Jr. e Pedro Steenhangen, diretor de desenvolvimento e coordenador do Núcleo de Relações China-Brasil e Lusofonia da Observa China, discutirão a cúpula com a diretora adjunta do BRICS Policy Center, Maria Elena Rodriguez, e o doutor em Economia (IE/UFRJ), Gabriel Rached, pós-doutor em Estudos Internacionais (Universidade de Milão).
A reunião dos BRICS terá como foco a definição de critérios para a associação de novos países, além de discutir temas críticos como as guerras em Gaza e no sul do Líbano. Sob a liderança do presidente Vladimir Putin, o encontro busca demonstrar que a Rússia não está isolada após a guerra contra a Ucrânia e promover negociações para reduzir a dependência do dólar no comércio entre os países do bloco.
Com a participação de líderes de 32 países, incluindo o presidente chinês, Xi Jinping, e o indiano, Narendra Modi, a cúpula também abordará a necessidade de fortalecer instituições alternativas ao FMI e ao Banco Mundial. Vale destacar que, após seis anos, o Brasil assumirá novamente a presidência do BRICS em janeiro de 2025, com foco em pautas como a reforma da “governança global” e o desenvolvimento sustentável.
Assista ao programa aqui:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Publicar comentário