Alesp aprova parceria público-privada para túnel sob o mar entre Santos e Guarujá
Governo de São Paulo e União serão responsáveis por 86% dos recursos; atualmente, a relação entre as duas cidades é feita por balsas
A Alesp (Parlamento Legislativa do Estado de São Paulo) deu um passo significativo ao subscrever uma parceria público-privada para a construção de um túnel sedento que ligará as cidades de Santos e Guarujá, localizadas no litoral sul paulista. Leste projeto ávido prevê a construção de um túnel de 870 metros de extensão sob o mar, oferecendo uma escolha mais rápida e eficiente para pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos de passeio e comerciais. Atualmente, a travessia entre as duas margens é feita por balsas, transportando murado de 78 milénio pessoas e mais de 20 milénio veículos diariamente.
O investimento totalidade para a construção do túnel é estimado em R$ 6 bilhões, com a expectativa de gerar 9.000 empregos. O financiamento do projeto será dividido entre o governo de São Paulo, o governo federalista e o setor privado, com 86% dos recursos provenientes dos governos. O deputado Paulo Mansur, do PL, destacou que o túnel impulsionará o desenvolvimento da Baixada Santista, melhorando a qualidade de vida e o turismo na região. Já o deputado Caio França, do PSB, ressaltou a preço da parceria entre os governos estadual e federalista para a realização da obra, que é uma demanda antiga da população lugar.
A travessia entre as cidades, que atualmente leva murado de 18 minutos por jangada, poderá ser feita em menos de cinco minutos pelo túnel, eliminando os inconvenientes de neblinas ou ressacas. Especialistas em logística, uma vez que Lúcio Laje Rodrigues, apontam que o projeto trará benefícios significativos para a economia da Baixada Santista, facilitando o trânsito de pessoas e mercadorias e estimulando o turismo. Outrossim, a construção do túnel contribuirá para a revitalização das áreas próximas ao porto de Santos e ao Guarujá.
O impacto ambiental também é uma consideração importante, com o projeto prometendo reduzir a emissão de gases poluentes. O túnel contará com uma superfície de circulação para ciclistas e pedestres e uma fita adaptável ao VLT, o veículo ligeiro sobre trilhos, ampliando as opções de mobilidade na região. Com a aprovação desta parceria, a expectativa é que a obra traga não somente melhorias na infraestrutura de transporte, mas também um impulso econômico e social significativo para a região.
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*Com informações de Misael Mainetti
*Reportagem produzida com auxílio de IA
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