Antes de frente fria, capitais devem registrar recorde de calor hoje e amanhã
Várias capitais brasileiras devem registrar recordes de calor, entre esta quarta (2) e quinta-feira (3), antes da chegada de uma novidade frente fria. De concordância com previsão da Climatempo, máximas históricas podem ser ultrapassadas em cidades da região Sudeste e Meio-Oeste.
Confira a previsão de calor extremo nas capitais:
- São Paulo: a capital paulista tem previsão de chegar a 37°C nesta quarta (2), superando o recorde atual de 36,7°C registrado no dia 26 de setembro;
- Rio de Janeiro: no Rio, a previsão é que a temperatura alcance 40°C nesta quarta (2), superando o recorde de 39,5°C registrado em 17 de janeiro;
- Belo Horizonte: na capital mineira, a temperatura máxima prevista para a quinta-feira (3) é de 35°C. O recorde atual é de 34,6°C, registrado em 27 de setembro;
- Brasília: na capital federalista, os termômetros podem chegar a 36°C na quinta (3), superando o recorde de 35°C registrado em 28 de setembro.
O país atravessa a oitava vaga de calor deste ano. Além da presença de uma potente volume de ar quente, que contribui para o aumento das temperaturas, uma frente fria em deslocamento para a fita medial brasileira intensifica ainda mais o calor.
Esse fenômeno, publicado uma vez que “efeito pré-frontal”, faz com que o ar aqueça antes da chegada da frente fria, favorecendo uma elevação mais acentuada das temperaturas, contribuindo para o cenário de calor extremo previsto para os próximos dias.
A cidade de São Paulo viveu o segundo setembro mais quente já registrado em 81 anos, segundo medições do Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet).
Nesta quarta, a frente fria já avança sobre o Sul do país, distribuindo as instabilidades pelos estados de Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, chove desde cedo no meio e setentrião do estado, em áreas que percorrem a região das missões, nos vales, na Grande Porto Jubiloso, na serra gaúcha, litoral setentrião, setentrião e no noroeste gaúcho.
Já no Sudeste, a frente fria ganha força a partir da quinta-feira (3). São Paulo, em seguida o recorde de calor de hoje, não deve ultrapassar os 22 ºC amanhã. Já no Rio de Janeiro a temperatura máxima será de 29 ºC, com chances de chuva.
Publicar comentário