Cidadania e responsabilidade são temas da Semana de Instrução Do dedo
“A pandemia nos fez ressurgir para o envolvente midiático, nos fez trazer para a sala de lição a tecnologia, atuar no que é o envolvente do dedo e de maneira muito abrupta”, disse Anderson Passos, presidente da União Vernáculo dos Dirigentes Municipais de Instrução (Undime), da seccional Bahia da entidade. Ele participou, nessa segunda-feira (8), de live que anunciou o início dos trabalhos da 2ª Semana Brasileira de Instrução Midiática, programada para o período de 29 de outubro a 1º de novembro.
A Semana Brasileira de Instrução Midiática é um fórum de discussões e troca de experiências que procura incentivar o uso das mídias de forma sátira, propiciando a estudantes e educadores ferramentas para atuar em sala de lição no cenário das novas tecnologias.
Passos ressaltou as experiências ocorridas na pandemia de covid-19 com relação ao uso das mídias digitais. “Quantas barreiras a instrução rompeu para chegar aos rincões mais distantes deste país?”
O dirigente municipal ainda abordou o tema da responsabilidade e sátira no uso das mídias digitais na instrução.
Também estiveram na live Mariana de Almeida Filizola, coordenadora-geral de instrução midiática da Secretaria de Informação (Secom) da Presidência da República; Larissa Ebeling, patrão de projetos da Coordenação-Universal de Tecnologia e Inovação do Ministério da Instrução (MEC); Roni Miranda Vieira, secretário de Instrução do Paraná e do Parecer Vernáculo de Secretários de Instrução (Consed), e Adauto Soares, coordenador do setor de notícia e informação da Unesco Brasil.
Roni Miranda lembrou que com a pandemia surgiu a percepção de que os estudantes, principalmente os adolescentes, tinham um domínio muito grande da tecnologia. Mas consomem muitas vezes as fake news, o que inclusive pode levar à prática do cyberbulling.
“Muitas vezes, o professor em sala ‘compete’ com estudante e seu smartphone nas mãos. Às vezes, o estudante pode confrontar o professor, com informação vinda de uma fake news. Por isso é preciso que ele aprenda a verificar a legitimidade das informações passadas”., afirmou.
Larissa Ebeling ressaltou que a iniciativa da Semana Brasileira de Instrução Midiática faz segmento da Estratégia Vernáculo das Escolas Conectadas (Enec), lançada no ano pretérito. “A Enec está em colaboração com o sistema de ensino do país e visa a prometer a conectividade pra fins pedagógicos a todas as escolas públicas de instrução básica do país, com o objetivo voltado à cidadania do dedo.
Ela disse ainda que a iniciativa não procura exclusivamente a conectividade “física” das escolas, mas se propõe a estimular a reflexão e produção de conteúdos gerados no envolvente do dedo.
A coordenadora da Secom, Mariana Filizola, informou que foi disponibilizado o site do evento, com um repositório contendo vários planos de aulas, livros e informativos destinados aos públicos específicos. Disse ainda que cada interessado poderá inscrever sua atividade online, participar de oficinas de boas práticas e discutir sobre cidadania no envolvente e jornalismo digitais.
A Semana Brasileira de Instrução Midiática ocorre no contextura do evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, lembrou Roni Miranda. Em sua primeira iniciativa, no ano pretérito, foram mais de 400 iniciativas realizadas ao mesmo tempo, em 24 estados do país, com público estimado de 54 milénio pessoas.
Podem participar professores, estudantes, integrantes de organizações da sociedade social, coletivos. As inscrições devem ser feitas no formulário disponível no site da Secom e cada experiência vai integrar uma agenda pátrio sobre o tema.
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