clássicos que definiram o gênero

Gênero que trouxe muitas novidades para o meio cinematográfico, o terror segue em alta, com produções focadas no sobrenatural, no assassino slasher ou no thriller psicológico. E com tantos lançamentos, é natural que as atrações atuais se inspirem nos filmes de terror antigos.

Silhueta de um homem em frente a casa tampada pela neblinaFilme de terror clássico, O Exorcista inspira produções até hoje – Foto: Reprodução/Warner Bros Pictures

Títulos como Drácula, Psicose e O Exorcista são verdadeiros clássicos do gênero e vez ou outra são utilizados como referência por diretores atuais, desde a trilha sonora ao posicionamento da câmera, sem falar dos momentos que arrepiam o corpo todo. É nesse clima que listamos 13 filmes de terror antigos que você deve conhecer.

Filmes de terror antigos: monstros e criaturas

No início do cinema, os filmes de terror levaram os livros e mitos clássicos para as telonas, trazendo criaturas assustadoras que deixam o expectador desconfortável na poltrona ou no sofá. Então, nada mais justo que começar por essas obras-primas!

Monstro Frankstein acorrentado em uma cadeira A maquiagem feita para o filme Frankestein ajudou a idealizar a imagem do monstro – Foto: Reprodução/ Universal Pictures

Drácula, de 1931

Existem filmes de terror antigos incríveis já nos anos 30. Prova disso é o inesquecível Drácula, interpretado magistralmente por Béla Lugosi. No longa, o monstro vai a caça do sangue de jovens, transformando-as também em vampiras. Mas sua obsessão principal é Mina, filha de um importante médico, que recorre a Van Helsing para deter a besta.

Frankenstein, de 1931

Até a realização desse filme, o Frankenstein ainda era uma criatura que tinha nascido da imaginação da escritora Mary Shelley, mas sem uma representação visual. Foi a partir da maquiagem de Jack Pierce que o monstro ganhou a imagem assustadora que conhecemos até hoje.

  • Disponível: Telecine, Prime Video.

Godzilla, de 1954

O medo das consequências dos testes nucleares fez surgir uma criatura presente tanto nos filmes de terror antigos quanto nos atuais. Godzilla de 1954 inaugurou uma franquia de sucesso, trazendo o monstro marinho destruindo cidades inteiras e causando pânico nos moradores.

  • Disponível em: Prime Video

À meia-noite levarei sua alma, de 1964

O genial José Mojica Marins criou o monstro brasileiro mais famoso de todos os tempos, que continua sendo celebrado mais de 60 depois: o Zé do Caixão. A figura asquerosa tem a obsessão de gerar o filho perfeito e não mede esforços para isso. A partir desse filme de terror antigo, vieram novas sequências que já fazem parte do imaginário popular nacional.

  • Disponível em: Globoplay

Filmes de terror antigos: serial killers

Termo que define a existência de assassinos em série, os serial killers começaram a aparecer em filmes de terror clássico, surpreendendo a todos pela sede de sangue e perseguições angustiantes.

Homem com sorriso maligno olhando pra câmeraNorman Bates, de Psicose, se tornou um dos símbolos de filmes de terror – Foto: Reprodução/Paramount Pictures

Psicose, de 1960

Obra-prima de Alfred Hitchcock, Psicose mudou o cinema de horror ao trazer uma reviravolta na metade do filme. A trilha sonora e a cena clássica do chuveiro viraram referência para muitos diretores contemporâneos e eternizou o personagem Norman Bates na cultura pop.

  • Disponível em: Telecine, Apple Tv

O Mensageiro do Diabo, de 1955

Clássico caso de um filme de terror antigo que fracassou na bilheteria na época e se tornou icônico anos mais tarde. A trama segue o assassino Harry Powell, que se passa por um pastor para colocar as mãos numa herança, não medindo esforços para isso. Interpretado por Robert Mitchum, o personagem se tornou um dos vilões mais assustadores do cinema.

  • Disponível em: Prime video

 O massacre da serra elétrica, de 1974

Iniciando uma febre de filmes de assassinos apavorantes e sanguinolentos, o Massacre da Serra Elétrica apresentou Leatherface, um assassino que usa uma máscara de pele humana, perseguindo e matando jovens de uma forma inusitada: com uma serra elétrica.

  • Disponível em: Prime Video, Google Play

Filmes de terror antigos: thriller psicológico

Muitas vezes, o medo está naquilo em que não vemos. É aí que nasce o terror psicológico, presente em diversos filmes do gênero que viram clássicos instantâneos, mas que começaram a aparecer nos cinemas há décadas atrás.

O bebê de Rosemary, de 1968

Um dos filmes de terror antigo mais aclamados, O bebê de Rosemary apavora pelas pistas que vai deixando pelo caminho. Grávida, a protagonista título começa a suspeitar acerca da sua sanidade quando coisas estranhas começam a acontecer no apartamento vizinho. Afinal, de quem é o filho que ela carrega?

  • Disponível em: Paramount +, Prime Video, Apple Tv

Persona, de 1966

Esse clássico acompanha a enfermeira Alma (Bibi Andersson), responsável por cuidar de Elisabet (Liv Ullmann), uma atriz de sucesso em perfeitas condições físicas, mas que não diz uma palavra sequer. Isoladas no campo, os segredos começam a ser revelados e a identidade das duas personagens se mistura cada vez mais.

  • Disponível em: Mubi, Prime Video

Um corpo que cai, de 1958

Inspiração ao longo dos anos, Um corpo que cai é mais um dos filmes antigos de Hitchcock que marcou época. Nele, o detetive aposentado John Scotie é chamado para seguir a esposa de um amigo. Detalhe: enquanto ela tem obsessão por lugares altos e uma tendência suicida, o protagonista tem pavor de altura.

  • Disponível em: Telecine, Apple TV

Filmes de terror antigos: sobrenaturais

Tudo o que vem do além é misterioso e desperta curiosidade. Mas se tem algo que os filmes de terror antigos nos ensinam é: mexer com espíritos, demônios e outras entidades é bem perigoso.

O exorcista, de 1973

Constantemente homenageado, O Exorcista é um dos filmes mais apavorantes já feitos. No longa, gradativamente vemos a menina Regan apresentando um comportamento estranho, que logo é relacionado a uma possessão demoníaca. Daí para frente, é um susto após o outro.

  • Disponível em: Max, Apple Tv, Google Play

A Profecia, de 1976

E se o anticristo for, na verdade, uma criança? Essa é a premissa de A Profecia, filme de terror antigo que possui histórias de bastidores tão arrepiantes quanto a trama. Sem falar que ele dá lições valiosas: nunca substitua seu filho natimorto por um bebê desconhecido.

  • Disponível em: Prime Video

Carrie, a estranha, de 1976

Logo em sua estreia como escritor, Stephen King nos trouxe um livro sinistro. E bem rapidamente, Carrie, a Estranha ganhou sua adaptação cinematográfica. No longa, Carrie sofre com o bullying na escola e com os devaneios religiosos da sua mãe. Ao mesmo tempo, ela descobre que tem poderes de telecinese, uma combinação que pode ser aterrorizante.

  • Disponível em: Prime Video e Apple Tv
Imagem de uma mulher gritando apavorada ao ver a porta ser arrebentada por um machadoJack Torrance perseguindo a família com um machado virou uma das cenas clássicas do terror em O Iluminado – Foto: Reprodução/Warner Bros

O iluminado, de 1980

Pode um hotel ser uma entidade assustadora capaz de mexer com a cabeça dos que trabalham ali? Bem, O Iluminado prova que sim. Dirigido pelo genial Stanley Kubrick, o longa é um clássico do terror que mistura o sobrenatural com o psicológico, e conta com uma atuação incrível de Jack Nicholson, capaz de aterrorizar qualquer um.

  • Disponível em: Max, Apple TV



Publicar comentário

You May Have Missed