Colecionador reúne fotos de uniformes militares que parecem de revistas de voga

Apesar das duras realidades da guerra, a estética militar tem desfrutado de uma longa afiliação com a indústria da voga e a cultura pop em universal; desde o uso generalizado de estampas de camuflagem e epaulettes nos ombros de jaquetas até a adoção generalizada de cores porquê virente militar e caqui.

Esses estilos também têm feito aparições no palco recentemente: na DNC e no Lollapalooza (com a campanha Harris-Walz e a turnê “Midwest Princess” de Chappell Roan, respectivamente).

 

Matthieu Nicol, cuja novidade monografia uno se labareda “Fashion Army”, não está principalmente interessado em assuntos militares. “Na verdade, sou colecionador de retrato de mantimentos e editor de imagens,” disse ele à CNN em uma videochamada.

No entanto, o novo título, recentemente publicado pela SPBH Editions, em conjunto com uma exposição no festival de retrato francesismo Les Rencontres d’Arles (agora em turnê), examina a “evolução do traje militar em voga icônica” — nomeadamente por meio de protótipos de uniformes — e segue seu livro de retrato de mantimentos de 2022, “Better Food for Our Fighting Men”.

Ambos são o resultado da exaustiva prática de pesquisa de Nicol, que alguns anos detrás o levou ao Natick Soldier Systems Center (NSSC) do Tropa dos EUA, um multíplice militar ainda ativo na região de Boston que lida não com armamentos, mas com funcionalidade (principalmente têxteis), e um vasto corpus de fotos desclassificadas.

Dos quase 15.000 que ele encontrou no registo online, “Fashion Army” recontextualiza uma edição de 350 imagens de não-modelos de várias forças armadas posando em uniforme.

As imagens em estilo de catálogo foram produzidas por motivos desconhecidos
As imagens em estilo de catálogo foram produzidas por motivos desconhecidos • Courtesy Matthieu Nicol/SPBH/MACK via CNN Newsource

Embora o ponto de partida de Nicol tenha sido a retrato, porquê observa o crítico de voga Angelo Flaccavento no tentativa do livro, “Função é Forma”, há uma risca sartorial presente: “As imagens neste livro”, ele sugere, “não somente têm uma qualidade importante da voga, mas realmente transbordam uma clara sensação de agora.”

Produzida por razões desconhecidas (o Tropa dos EUA se recusou a responder às inúmeras perguntas de Nicol sobre as origens e objetivos das fotografias), a série tem a sensibilidade de um portfólio de voga, enquanto as roupas em si refletem as estampas, estruturas e silhuetas das tendências contemporâneas, ou melhor, vice-versa (as fotos foram feitas entre o final dos anos 70 e o início dos anos 90, coincidentemente com a desenlace da Guerra do Vietnã e o início da primeira Guerra do Golfo, observou Nicol).

“Essas imagens não foram feitas para serem divulgadas”, disse ele. “O Tropa dos EUA é uma sociedade dentro da sociedade — milhares de pessoas trabalham para eles — e (embora) essas imagens não sejam propaganda, foram produzidas para seduzir, para vender seus protótipos para diferentes partes do tropa.”

• Courtesy Matthieu Nicol/SPBH/MACK via CNN Newsource

A reciprocidade entre as imagens cá e as tendências de voga mais amplas é explícita também. Uma foto de um varão em um fleece vermelho combinado com calças acolchoadas parece particularmente relevante em 2024, enquanto o mesmo padrão de acolchoado em camadas se relaciona com a voga dos casacos forrados, liderada por marcas porquê Uniqlo e Marfa Stance.

A camuflagem também é, naturalmente, prevalente nas páginas do livro, enquanto os óculos de sol que aparecem estão em sintonia com a voga de designer mais experimental.

“Essas imagens ressoam tanto com o que vejo hoje; algumas parecem quase campanhas da Carhartt,” continuou Nicol. “Tenho uma filha de 15 anos que usa calças largas e padrões de camuflagem, e [o diretor criativo da Louis Vuitton] Pharrell Williams e os caras da Vuitton também têm essas estampas. É interessante que tanto a subida voga quanto o streetwear tenham se inspirado nisso. A pesquisa militar sempre tem aplicações civis.”

Na capote frontal e na segmento de trás, um varão e uma mulher aparecem separadamente em coletes de proteção brancos, lembrando os aclamados desfiles de voga de 1998 de Helmut Lang, que apresentaram designs semelhantes (Timothée Chalamet usou uma versão preta em epiderme do registo para promover “Wonka” em Las Vegas em 2023).

“Essas imagens têm muito a ver com o que vejo hoje, algumas imagens parecem quase campanhas da Carhartt”, disse Nicol. “É interessante que tanto a alta moda quanto a moda de rua tenham se inspirado. A pesquisa militar sempre tem aplicações civis.”
“Essas imagens têm muito a ver com o que vejo hoje, algumas imagens parecem quase campanhas da Carhartt”, disse Nicol. “É interessante que tanto a subida voga quanto a voga de rua tenham se inspirado. A pesquisa militar sempre tem aplicações civis.” • Courtesy Matthieu Nicol/SPBH/MACK via CNN Newsource

“Um item de voga fascina porque agrada aos olhos primeiro, mas também porque vem onusto de valores simbólicos, seja status ou modernidade,,” enfatizou Flaccavento.

Simples, o estilo militar foi oportuno por diferentes subculturas durante décadas. Normalmente baratos, os brechós de excedente do tropa influenciaram o estilo da contracultura nos anos 1960, moldando posteriormente o uniforme de bandas indie dos anos 2000, porquê The Strokes.

Mesmo a estreia de Williams na coleção SS24 da Louis Vuitton, onde o multiartista apresentou uma novidade mutação de camuflagem, foi uma referência ao tecido (onusto de camuflagem) da Billionaire Boys Club, a marca que ele cofundou com o designer nipónico Nigo em 2003. Outrossim, peças icônicas das marcas italianas C.P. Company e Stone Island navegam diretamente nessa relação, ecoando as inovações do Tropa dos EUA.

“Além do trajo de que são belas e muito produzidas, o que me impressionou sobre essas imagens é que elas usam a mesma produção que vemos hoje,” acrescentou Nicol, relatando sua leitura inicial das características das fotos, que se alinham com uma estética dos anos 90 proposta por Juergen Teller, entre outros.

“Quando mostrei as imagens a amigos que trabalham na voga, eles me mostraram os sites de e-commerce da Acne Studios e Martin Margiela: as roupas parecem iguais, os modelos parecem iguais — mas essas imagens têm 40 anos.”

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