Governo volta detrás e reajuste da conta de luz tem mudanças em seguida novo aumento; veja o que vai ocorrer

Diante do recente acionamento da bandeira vermelha 2, que eleva significativamente o valor da conta de luz para os consumidores brasileiros, o Governo Federalista está pressionando por mudanças no sistema de bandeiras tarifárias. O ministro de Minas e Pujança, Alexandre Silveira, solicitou à Filial Pátrio de Pujança Elétrica (Aneel) que analise a possibilidade de utilizar o saldo da Conta Bandeiras para pacificar o impacto financeiro nos consumidores.

Governo volta detrás e reajuste da conta de luz tem mudanças
em seguida novo aumento; veja o que vai ocorrer. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Conta Bandeiras é um fundo formado pela arrecadação das distribuidoras de força com o acionamento das bandeiras tarifárias, além de outros recursos. O saldo desse fundo, que chegou a mais de 5 bilhões de reais em julho, poderia ser utilizado para reduzir o valor das bandeiras e, consequentemente, o valor da conta de luz dos consumidores.

A Aneel, por sua vez, afirmou que irá investigar a proposta do governo, mas ressaltou que a metodologia atual das bandeiras tarifárias é objetiva. A sucursal também destacou que o saldo da Conta Bandeiras é dinâmico e pode ser rapidamente consumido em períodos de seca e baixa produção de força por hidrelétricas, porquê o atual.


A profissional Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a conta de luz, confira.

O que está em jogo?

A proposta do governo tem o objetivo de encontrar um estabilidade entre a premência de sinalizar aos consumidores a relevância da economia de força em períodos de escassez hídrica e o impacto financeiro que o sistema de bandeiras tarifárias pode ter nos orçamentos familiares. A utilização do saldo da Conta Bandeiras poderia amenizar o impacto da subida nas contas de luz, mas também poderia comprometer a sustentabilidade do sistema a longo prazo.

Com isso, a Aneel deverá realizar estudos técnicos para estimar a viabilidade e os impactos da utilização do saldo da Conta Bandeiras na metodologia das bandeiras tarifárias, além de realizar consultas públicas para ouvir a opinião de consumidores, distribuidores e demais agentes do setor elétrico sobre a proposta.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin NascimentoYasmin Promanação

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Do dedo Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a curso de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o teor factual, as redes sociais do jornal e SEO. Outrossim, também tem experiência porquê social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.



Publicar comentário

You May Have Missed