Líbano: 5º voo com repatriados chega ao Brasil na manhã desta segunda

O quinto voo da Operação Raízes do Cedro, iniciativa do governo federalista para repatriar brasileiros do Líbano, deve pousar no Brasil na manhã desta segunda-feira (14/10). A previsão da Força Aérea Brasileira (FAB) é de que a avião aterrisse na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, por volta das 6h50.

A bordo da avião KC-30, da FAB, estão 220 passageiros e dois animais de estimação. O avião saiu de Lisboa, Portugal, às 20h40 (horário de Brasília) deste domingo (13/10), e o voo tem duração aproximada de 9 horas e 40 minutos.

7 imagens

Repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Brasileiros repatriados do Líbano
"Vi a morte na minha frente", diz repatriado do Líbano. Veja relatos
Fumaça sai de prédio de apartamentos que foi atingido por um ataque aéreo israelense em Beirute, no Líbano.
1 de 7

2 de 7

Repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Paulo Pinto/Filial Brasil

3 de 7

4 de 7

Brasileiros repatriados do Líbano

Material ofertado ao Metrópoles

5 de 7

“Vi a morte na minha frente”, diz repatriado do Líbano. Veja relatos

Reprodução/ Filial Gov

6 de 7

Fumaça sai de prédio de apartamentos que foi atingido por um ataque leviano israelense em Beirute, no Líbano.

Daniel Carde/Getty Images

7 de 7

Moradores de SP recebem de familiares registros dos ataques no Líbano

Registo Pessoal

A operação do governo federalista consiste em um esforço contínuo para retirada de cidadãos brasileiros que estejam no Líbano, diante do aumento da instabilidade na região. A previsão da FAB é de realizar novos voos nos próximos dias, o que dependerá da demanda e das condições para a operação.

O Ministério das Relações Exteriores informou que, até o momento, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação deixaram o território libanês por meio da Operação Raízes do Cedro. Estima-se que 3 milénio brasileiros no Líbano tenham pedido a repatriação.

Além do Itamaraty e da FAB, estão envolvidos os ministérios da Saúde; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Rafa; a Polícia Federalista (PF) e a Receita Federalista.

A retirada dos brasileiros acontece diante da escalada da ofensiva de Israel em diversas regiões do Líbano. Segundo o Ministério da Saúde do país, 22 pessoas morreram e outras 117 ficaram feridas, até o momento.

O Tropa de Israel intensificou a ofensiva contra o Hezbollah, presente no Líbano, em setembro, com bombardeios no sul do país e também em Beirute, a capital do país.



Publicar comentário

You May Have Missed