Naiara Azevedo sobre violência doméstica: 'Vivi uma prisão sem grades'
Cantora reflete sobre recomeço de vida um ano após denunciar ex-marido por violência física, psicológica e patrimonial “É libertador poder falar sobre”, inicia Naiara Azevedo após voltar a abrir o coração no Encontro sobre a denúncia contra o ex-marido por violência doméstica. Nos bastidores, a cantora conta como se sente renascida um ano depois de finalmente expor as vivências pelas quais se identificava com vítimas sem conseguir falar. Inclusive, chegou a estrelar o videoclipe Meu Coração Pede Socorro, em 2018, que rendeu um Leão de Ouro, em Cannes, maior premiação da publicidade mundial.
Ela relembra o que sentiu no trabalho de estudo para gravar a campanha, de ir em abrigos, pesquisar e falar com mulheres que a impactaram pessoalmente antes de abrir o próprio drama. “Algumas das coisas que ouvia daquelas mulheres contando com tanta dor era o que passava dentro da minha casa. É muito difícil compartilhar do mesmo sentimento, porque uma coisa é só ouvir e se compadecer do sentimento, outra é sentir na pele de fato”, afirma ela, que pediu medida protetiva contra Rafael Cabral, com quem foi casada por 10 anos, em novembro de 2023.
Saiba-mais taboola
“Foi bem complicado para mim ouvir tudo aquilo calada durante todo aquele tempo e, hoje, enfim, contar para as pessoas de fato como fiz para sair disso e como me sinto agora, tendo me libertado disso. É muito importante você ter propriedade em falar: ‘Gente, não tem como ficar pior do que já está, porque o pior é estar nessa relação’. O pior é viver esse cativeiro, porque é um cativeiro”, completa.
Prisão sem grades
Sobre o receio de denunciar o agressor, a artista busca encorajar as mulheres ao dizer que pior do que está, não dá para ficar. “Vivi uma prisão sem grades e poder me libertar, romper essa barreira, abrir a porta do cativeiro, sair falar: ‘Estou livre’. Independentemente das consequências que vierem, nenhuma consequência vai ser pior do que isso, do que vivi durante toda a minha vida com essa pessoa”, afirma.
Ela frisa a importância de não desistir de buscar pela liberdade em meio ao desafios que marcam a vida após a denúncia. “O agressor sempre volta com uma máscara de: ‘Ah, não queria ter feito isso, como me arrependo, quero minha família de volta, te amo, não devia ter falado dessa forma, vou mudar’. Um milhão de desculpas, fica bonzinho mesmo durante algum tempo, só que depois volta pior”, reflete.
“O conselho que eu dou é que esse tipo de gente não merece uma segunda chance, quem merece uma segunda, terceira, quantas chances foram necessárias é você, porque você merece todas as chances de ser feliz. Lute contra isso”, acrescenta.
Naiara Azevedo fez campanha contra violência doméstica em 2021
Reprodução
Recomeço de vida
Sem filhos, a ex-BBB se viu presa na relação por conta do trabalho. “Era algo muito importante que era usado contra mim para me desestabilizar. Achei que, na forma como era ameaçada, que minha carreira ia acabar, que não ia dar certo, que ninguém ia me querer. Nada acabou, pelo contrário, estou recomeçando de uma forma maravilhosa. A força está dentro da gente, busca essa força e siga adiante”, relata.
Ela explica que já era separada há alguns anos, porém sempre foi discreta e ainda vivia uma relação tóxica com o ex-marido no âmbito profissional, o que foi o estopim para a denúncia. “Minha vida pessoal sempre foi guardaria a sete chaves, procuro divulgar para as pessoas o que estou fazendo no meu trabalho, divulgo no meu stories meu dia a dia, o que acontece na minha rotina de shows, mas nada sobre a minha casa, mesmo sobre a minha vida pessoal, então muitas pessoas se surpreenderam”.
“Falaram: ‘Nossa, separou tem um ano, já está namorando com outro’. Na verdade, já sou divorciado há alguns anos, nunca precisei divulgar na mídia, porque não senti necessidade. Mas, há um ano, tomei a decisão de não trabalhar mais junto com a pessoa. A partir do momento que decidi não trabalhar mais junto foi que gerou o maior reboliço, onde tenho medida protetiva, não só contra ele, mas contra um familiar dele também (o ex-cunhado)”, completa ela, que, atualmente, namora o empresário Bruno Carneiro.
Naiara Azevedo
Reprodução/Instagram
Sucesso é a felicidade
Naiara reflete sobre toda mudança ser desconfortável, mas, nesse caso, em prol do seu melhor, já que diz celebrar um ano de recomeço. “Veio um desconforto muito grande na parte profissional, na parte pessoal, na parte familiar, mas foi onde conquistei a minha paz. Então, de um ano para cá, assumi a minha vida sentimental, estabilidade emocional, psicológica e o meu trabalho. Falo que tenho um aninho de vida, é praticamente isso, um aninho que eu estou vivendo de fato”.
Hoje, a sertaneja também ressignifica o conceito de sucesso na carreira. “Independentemente de ser o maior sucesso, muitas pessoas contabilizam sucesso por números, eu contabilizo sucesso por felicidade, o quanto feliz e satisfeita eu estou. Entendi que é o verdadeiro sucesso. Acredito que hoje me encontro na minha fase de maior sucesso, onde estou bem comigo mesma”.
E também se sente mais bela, embora nada tenha mudado de fato na aparência. “Hoje, tenho um brilho no olhar. Algumas pessoas me olham e falam que estou bem, diferente, mais bonita. Mas eu sou a mesma pessoa, não troquei a cor do meu cabelo, não fiz nenhuma procedimento estético, nada que mudasse dessa forma. A beleza que as pessoas enxergam em mim é essa leveza que transcende. O que mudou em um ano é essa leveza”.
Naiara Azevedo fala do romeço de vida um ano após denunciar violência doméstica
Saúde mental
Naiara ainda tem cuidado da saúde mental para superar os traumas vividos, marcados por violência física, psicológica e patrimonial. “Até falei para minha terapeuta sobre alguns momentos de embate que você encontra no trabalho ou na vida pessoal, algumas palavras, situações, te despertam gatilhos. E ela falou: ‘Calma, que isso é com o tempo, não é do dia para a noite. Tem só um ano que deu esse basta na sua vida e para isso que serve a terapia psicológica’. Não tem como tratar traumas de anos de relacionamento do dia para a noite”.
Naiara Azevedo
Reprodução/Instagram
Novo álbum e planos 2025
Antes de 2024, terminar, a cantora pretende lançar o DVD Araguaia, o primeiro trabalho lançando sob a própria gestão. “Tudo escolhido por mim com muita carinho. Embora tenha regravações, tem músicas inéditas, fala um pouco sobre o que gostei de ouvi desde infância, adolescência, faculdade, tem até internacional, alguns pot-pourris”, conta.
Para 2025, ela planeja gravar um DVD em São Paulo e já tem alguns feats para serem concretizados. “Meu lado pessoal, pretendo estar cada dia mais próxima da minha família, porque, quando você passa tipo de situação, você acaba se distanciando da família ou por vergonha ou pelo próprio agressor”, conclui.
Assista:
Naiara Azevedo fala do romeço de vida um ano após denunciar violência doméstica
Publicar comentário