Novo RG: o que fazer em caso de perda ou rapina?


Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos diz que é preciso ‘remeter o mais rápido provável autoridades policiais para registrar boletim de ocorrência’. Mais de 13 milhões de brasileiros tiraram documento que é emitido em todas unidades da federação. Protótipo da novidade carteira vernáculo de identidade
Itep/Divulgação
Ter os documentos roubados é sempre uma grande preocupação que pretexto muita dor de cabeça. E se você é dos 13 milhões de brasileiros que já tiraram a novidade Carteira de Identidade Pátrio (CIN), sabe o que fazer em caso de perda ou rapina❓
✅ Clique cá para seguir o meio do g1 DF no WhatsApp.
O Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) explica que é importante remeter o mais rapidamente provável às autoridades policiais e registrar um boletim de ocorrência.
“Aliás, o cidadão deve informar ao órgão emissor da CIN nos estados e no Região Federalista sobre a perda ou rapina da CIN, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Essas ações são importantes para evitar o uso indevido do documento”, diz a pasta.
Todas as unidades da federação já emitem documento
Carteira de Identidade Pátrio, novo RG
Divulgação
A novidade CIN já pode ser tirada nos 26 estados do país e no Região Federalista. Desde quando começou a ser emitida no país, em janeiro deste ano, mais de 13 milhões de pessoas tiraram o documento (saiba onde tirar aquém).
Roraima que era o único estado do Brasil que ainda não emitia do documento, e começou a enunciar na terça-feira (24). De entendimento com o governo do estado, a expedição da CIN é realizada pelo IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), órgão ligado a Polícia Social de Roraima.
👉🏽O RG “idoso”, com sensação do polegar, perde a validade em 2032.
A novidade Carteira de Identidade Pátrio (CIN) pode ser tirada por brasileiros de qualquer idade, inclusive bebês, e unifica o registro universal (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, de entendimento com o governo.
A CIN segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a ingresso em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.
Veja onde tirar o novo RG em cada estado e no Região Federalista:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Região Federalista
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Setentrião
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins
Novo RG: Saiba uma vez que tirar documento
LEIA TAMBÉM:
NOVO RG: Bebês podem ter? Saiba a partir de qual idade é provável tirar documento
DOCUMENTO: Novidade carteira de identidade tem QR code, CPF uma vez que número principal e deve ‘reformar’ RG
CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL: Unicamente um estado ainda não emite; saiba qual é e veja quem deve tirar o documento
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.



Publicar comentário

You May Have Missed