Pablo Marçal inelegível? O que pode ocorrer com ações eleitorais contra o ex-coach

Pablo Marçal ao lado da urna de votação neste domingo.

Crédito, Reuters

  • Author, Rute Pina
  • Role, Da BBC News Brasil
  • Twitter,
  • Reporting from em São Paulo

Nas vésperas do primeiro vez das eleições municipais, o candidato Pablo Marçal (PRTB) teve sua conta no Instagram suspensa a pedido da Justiça Eleitoral e foi intimado a prestar esclarecimentos ao ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF), Alexandre de Moraes.

Marçal ficou em terceiro lugar, com 28,14% dos votos, e não avançou para o segundo vez. No entanto, as ações contra ele na Justiça Eleitoral continuam.

Na sexta-feira (4/10), ele publicou um suposto laudo — cuja falsidade foi comprovada no dia seguinte por uma perícia da Polícia Social — alegando que Guilherme Boulos, candidato do PSOL que passou para o segundo vez na disputa pela Prefeitura de São Paulo, teria procurado ajuda médica depois consumir cocaína.

A campanha de Boulos entrou com uma ação pedindo a prisão de Marçal. O pedido não foi acatado pela Justiça, que determinou unicamente a suspensão temporária da conta no Instagram. O candidato do PSOL também deve ajuizar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o ex-coach.



Publicar comentário

You May Have Missed