Prêmio da Música Brasileira insere funk, trap e reggae; veja mudanças

O Prêmio da Música Brasileira (PMB) anunciou modificações em suas categorias para a edição de 2025, entre elas a geração de categorias para gêneros porquê funk, trap, reggae, música romântica, e restrições de conteúdos criados por perceptibilidade sintético (IA).

“Ao reconhecermos e celebrarmos essa variedade, estamos não unicamente homenageando os artistas e suas obras, mas também incentivando a contínua inovação e evolução da música no Brasil”, disse Zé Mauricio Machline, instituidor e diretor do PMB.

O parecer do PMB é formado por Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, João Bosco, Criolo, Karol Conká, Antônio Carlos Miguel, Heloisa Guarita, Wanderléa e Zé Mauricio Machline — músicos que definiram novas diretrizes do concurso.

Foi definido que músicas produzidas ou interpretadas exclusivamente por IA não poderão ser inscritas no prêmio — assim porquê fonogramas que reproduzam vozes de artistas falecidos.

Outra decisão foi que a categoria “Música Urbana” será segmentada em três diferentes: “Funk”, “Rap/Trap” e “Reggae”.

Sobre a mudança, o cantor Criolo comentou que “Ter uma categoria específica para o rap, outra para o reggae e outra para o funk, apesar de serem gêneros que se comunicam e trabalham de forma colaborativa, é porquê reconhecer os diferentes ramos de uma mesma árvore genealógica, com raízes comuns”.

Ainda, a seção que antes era dividida em “Pop/Rock”, foi dividida em duas específicas, uma para cada gênero. A categoria “Cantiga Popular/Sertanejo” agora será avaliada em subcategorias específicas: “Cantiga Popular”, “Cantiga Romântica”, “Sertanejo”.

Para valorizar a música caipira, foram escolhidos porquê homenageados de 2025 a dupla Chitãozinho & Xororó. Esta será a primeira vez que dois representantes do gênero receberão o reconhecimento facultado anualmente às figuras históricas da indústria pátrio.

Foi definido também que músicas infantis poderão ser inscritas em “Projeto Peculiar” e artistas “Revelação” poderão concorrer com até cinco anos de curso a partir do lançamento do seu primeiro trabalho publicado.

A 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira 2024 aconteceu em junho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Confira neste link os vencedores de cada categoria.

Chitãozinho & Xororó serão homenageados no Prêmio da Música Brasileira



Publicar comentário

You May Have Missed