Sprites: Fenômeno de ‘raios vermelhos’ é registrado em Goiânia; vídeo
Luz colorida é causada por excitação do nitrogênio na atmosfera. Fenômeno acontece entre 50 e 90 quilômetros do solo, diz astrônomo. Registro de raios sprites no céu de Goiânia, em Goiás
O fenômeno de “raios vermelhos” foi registrado no céu de Goiânia. Conhecido cientificamente como raios sprites, as imagens foram feitas pelo astrônomo amador Pedro Augusto de Jesus Castro.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O registro foi feito na noite do dia 20 de novembro e divulgado por Pedro Augusto no sábado (23). O astrônomo tem uma câmera que monitora o céu 24 horas por dia e, ao fazer a checagem de rotina das imagens, ele identificou os raios sprites.
As imagens mostram que, volta das 22h20, é possível ver um brilho vermelho que aparece acima de uma nuvem após um raio. Cerca de 10 minutos depois, Pedro registrou novamente os raios sprites, só que, dessa vez, com três pontos de brilho.
“Esse é um tipo raro de raio, que ocorre entre 50 e 90 quilômetros de altitude. Basicamente, ele é gerado pela descarga elétrica de uma grande tempestade que vai para a alta atmosfera. A excitação do gás nitrogênio é o que produz a cor vermelha”, explicou Pedro Augusto.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Meteoro é flagrado cruzando o céu de Goiânia
‘COMETA DO SÉCULO’: Veja registro no céu de Goiás
Superlua, eclipse lunar e alinhamento com Saturno: Veja como os fenômenos foram vistos de Goiânia
O astrônomo amador contou ainda que quase perdeu o registro porque o céu estava com muitas nuvens. “Ainda bem que não passou batido, senão eu teria perdido um registro raro”, declarou em publicação nas redes sociais.
Raios sprites no céu de Goiânia, em Goiás
Arquivo pessoal/Pedro Augusto de Jesus Castro
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Publicar comentário