UBSs de Criciúma promovem Dia D da campanha Outubro Rosa neste sábado
Neste sábado (19), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, estarão abertas das 8h às 17h para a realização do dia “D” da campanha Outubro Rosa.
![Dia D da campanha Outubro Rosa em Criciúma Dia D da campanha Outubro Rosa em Criciúma](https://static.ndmais.com.br/2018/10/217392e559fa8a42f2632c4066b47dc3fc743817-800x500.jpeg)
Data faz secção do calendário de iniciativas para conscientização e combate ao cancro de pomo e de pescoço do útero – Foto: Divulgação/ND
Dia D da campanha Outubro Rosa em Criciúma
Nas UBSs, as mulheres poderão realizar consultas de enfermagem, coleta de examinação citopatológico (preventivo) e solicitação de mamografia. Outrossim, as cidadãs que fizerem os exames preventivos irão receber brindes.
“Esperamos atender grande secção da população feminina do município de Criciúma para realizar os exames de rotina. Prevenir é a melhor forma de zelo. Mulheres supra dos 25 anos, em vida sexual ativa, devem realizar o preventivo, e mulheres supra dos 50 anos é recomendada a realização da mamografia”, explicou Aline Padoin, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Garoto e Jovem, Aline Padoin.
A campanha Outubro Rosa, tem uma vez que foco conscientizar, prevenir e diagnosticar precocemente o cancro de pomo e o cancro do pescoço do útero, que apresentam uma subida incidência de casos.
![Mulher com mão em frente ao peito Mulher com mão em frente ao peito e segurando uma imagem](https://static.ndmais.com.br/2024/10/pexels-800x533.jpg)
Mulheres supra dos 50 anos devem realizar a mamografia; Dia D da campanha Outubro Rosa acontece neste sábado (19) – Foto: Pexels / ND
No Brasil, o cancro de pomo é a desculpa número um de mortes pela doença em mulheres. O cancro de pescoço de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (tirando o cancro de pele não-melanoma), e a quarta desculpa de morte de mulheres pela doença no país.
A coordenadora reitera que a atenção com a saúde feminina não se restringe ao mês de outubro e que as mulheres devem priorizar o autocuidado durante todo o ano. “Além dos exames, outro ponto importante é a atenção à saúde mental, cuidar de si e saber seu corpo, para identificar cedo alterações”, pontua Aline.
Publicar comentário