Eleições EUA 2024: por que identidade racial de Kamala é questionada, e não só por Trump?

Kamala Harris é filha de um jamaicano e uma indiana

Crédito, CBS

Legenda da foto, Kamala Harris é filha de um jamaicano e uma indiana

  • Author, Mariana Sanches
  • Role, Da BBC News Brasil em Washington D.C.

“Eu não sabia que ela era negra até alguns anos detrás, quando ela se tornou negra e agora ela quer ser reconhecida porquê negra. Portanto, não sei. Ela é indiana ou negra?”, questionou o candidato republicano à Presidência, Donald Trump, em uma entrevista recente na qual comentava a raça de sua oponente, a democrata Kamala Harris.

Esta foi uma das várias manifestações de Trump sobre a identidade de Kamala, atual vice-presidente do país, das quais pai é preto e jamaicano e a mãe, indiana.

“Ela não é negra. É o que eu ouvi, que ela é indiana”, disse a cantora Janet Jackson ao jornal britânico The Guardian, em setembro, ao mencionar a democrata. Na mesma conversa, ela admitiu que poderia estar mal informada, mas “me contaram que descobriram que o pai dela era branco”.

Jackson talvez estivesse se referindo a alguma das postagens virais nas redes sociais com falsas conclusões sobre a certificado de promanação de Kamala. No documento, de 1964, a mãe da presidenciável, uma imigrante indiana, se autoclassifica porquê “caucasiana” — modo porquê os indianos se identificavam nos EUA nos anos 1960. No atual tino generalidade, porém, o termo tem sido usado porquê sinônimo de branco. “Ela é uma mulher branca!!!”, concluiu uma das comentaristas de internet que espalhava uma versão incorreta do documento de Kamala.



Publicar comentário

You May Have Missed