Governo brasiliano demonstra “preocupação” com invasão terrestre no de Israel no Líbano

O Ministério das Relações Exteriores afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira (1º), que acompanha com “grave preocupação” a invasão terrestre do tropa de Israel ao sul do Líbano.

O governo brasiliano também reiterou o apelo a todas as partes envolvidas no conflito para que alcancem um “cessar-fogo permanente e abrangente” com “máxima urgência”.

Todavia, o enviado não fez menção sobre os disparos de misseis feitos pelo Irã contra Israel nessa terça-feira (1º);

Segundo o Palácio Itamaraty, desde 17 de setembro, os ataques aéreos israelenses ao Líbano provocaram a morte de mais de milénio pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros.

“Ao reafirmar a resguardo do pleno reverência à soberania e à integridade territorial do Líbano, o Brasil insta Israel a interromper imediatamente as incursões terrestres e os ataques aéreos a zonas civis densamente povoadas naquele país”, informou o Itamaraty em nota.

Repatriação de brasileiros

Conforme mostrou a CNN, a primeira aeroplano da Força Aérea Brasileira para repatriar brasileiros no Líbano decola nesta quarta-feira (2). O voo sairá da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

O KC-30 está previsto para deixar o país à 0h30 com duas tripulações a bordo. Elas são compostas por pilotos, mecânicos e comissários. Haverá ainda uma equipe de saúde, com médico e psicólogo, que fará o primeiro atendimento aos brasileiros.

Invasão terrestre

O tropa israelense diz que soldados, incluindo paraquedistas e comandos de batalhões, muito uma vez que tropas de corpos blindados, estão “se preparando para operações limitadas, localizadas e direcionadas no sul do Líbano, que começaram ontem [de segunda-feira para terça-feira] à noite”.

Soldados têm treinado no setentrião de Israel nas últimas semanas, disseram os militares, depois que os planos foram aprovados.

Os militares disseram que os soldados adquiriram habilidades e experiência operacional em Gaza ao longo de muitos meses.

“Eles se mudaram para o setentrião e agora estão operando na redondel setentrião em seguida fazer os ajustes necessários para lutar no Líbano”, disse.

O tropa israelense disse anteriormente que havia começado“ uma operação terrestre limitada” no sul do Líbano visando a devastação do Hezbollah. Não haverá “ocupação de longo prazo” do Líbano, disseram autoridades israelenses, mas se recusaram a fornecer um cronograma.



Publicar comentário

You May Have Missed