Material utilizado em utensílios de cozinha e brinquedos está associado a cancro, diz filial
Um estudo revelou que o plástico de cor preta, utilizado em utensílios de cozinha, brinquedos infantis e embalagens de vitualhas, podem moderar níveis altíssimos de retardantes de labareda tóxicos. O formado, usados em produtos eletrônicos reciclados, podem estar contaminado outros objetos no processo de reciclagem, conforme o estudo.
A pesquisa foi conduzida pela Toxic-Free Future e pela Universidade de Amsterdã, e identificou níveis preocupantes de retardantes de labareda em itens de uso cotidiano, uma vez que miçangas de brinquedos e bandejas de vitualhas.
Em alguns casos, os produtos apresentaram até 22.800 partes por milhão de retardantes de labareda, o que representa uma quantidade significativa e gera preocupações sobre os riscos para a saúde humana.
Utensílios de cozinha e brinquedos está associado a cancro
O estudo destacou que os retardantes de labareda, principalmente os do tipo bromados, uma vez que o decaBDE, foram associados a sérios problemas de saúde, incluindo cancro e disfunções endócrinas.
Embora essa substância tenha sido banida pela Sucursal de Proteção Ambiental dos EUA em 2021, foi encontrada em 70% das amostras analisadas, com níveis muito superiores aos limites permitidos pela União Europeia.
Riscos e orientações para utensílios de cozinha e brinquedos
Os retardantes de labareda podem transmigrar dos plásticos para o ar, se fixando no pó, em vitualhas e na chuva, aumentando o risco de ingestão por humanos. Especialistas recomendam evitar o uso de utensílios de cozinha feitos de plástico preto, sugerindo a substituição por materiais uma vez que aço inoxidável.
Também é indicado não aquecer vitualhas em recipientes de plástico preto, já que o calor intensifica a liberação desses compostos.
Outrossim, os pesquisadores ressaltam a premência de políticas que limitem o uso de substâncias químicas nocivas, uma vez que os retardantes de labareda, em processos de reciclagem. Manter a vivenda limpa, com frequência na remoção do pó, e lavar as mãos regularmente também são medidas recomendadas para reduzir a exposição a esses produtos químicos.
Publicar comentário